BA: Deputados derrubam sessão que votaria reajuste dos servidores

Os deputados estaduais baianos derrubaram, na tarde desta terça-feira (30/4), a sessão que votaria o requerimento de urgência-urgentíssima para a tramitação do projeto de lei enviado pelo governo do estado, que pretende reajustar os salários dos servidores estaduais em 2,5%, retroativo a janeiro deste ano. Desde cedo, servidores públicos estaduais realizam uma manifestação na Assembleia Legislativa (AL-BA), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

Por conta da pressão promovida pelo funcionalismo, foi divulgado pelo líder do governo, deputado Zé Neto (PT), que a apreciação do reajuste salarial só acontecerá após um encontro entre as direções sindicais e o governador Jaques Wagner, nesta quarta (1º de maio), na Governadoria, em Salvador.

Representantes de diversas categorias estão presentes, entre os quais, servidores da área de saúde, que realizam paralisação de 24 horas nesta terça-feira, e a Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), seção Bahia. Logo cedo, os servidores realizaram manifestação na área externa da Casa e depois seguiram para o saguão do plenário.

O projeto de lei enviado pelo governador Jaques Wagner para a Assembleia estabelece o reajuste linear dos servidores estaduais em 2,5%, retroativo a janeiro deste ano. A proposta desagradou os trabalhadores, pois o reajuste fica abaixo da inflação, que no ano passado foi de 5,8%. O percentual também deixa parte do funcionalismo recebendo menos que um salário mínimo, reajustado em 9% este ano.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro