Show e futebol levantam público no 1º evento no novo Maracanã

Após mais de dois anos em obras, o Estádio Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, foi reaberto na noite deste sábado com um show de artistas brasileiros seguido por um jogo entre amigos dos ex-jogadores Bebeto e Ronaldo.

A partida, exclusiva para convidados e operários que trabalharam na reforma do estádio, foi considerada o primeiro evento-teste do Maracanã, que será entregue à Fifa oficialmente no próximo dia 24 de maio.

O jogo terminou com o placar de 8 a 5 para os amigos do Ronaldo.

Ao final do primeiro tempo, o ex-jogador Ronaldo e atual integrante do Comitê Organizador Local (COL) da Copa de 2014, comentou a reforma. "O gramado está maravilhoso. A bola está correndo igual a campo de futebol europeu. É uma honra estar aqui nesse momento. O Maracanã é um símbolo do Brasil", disse Ronaldo ao fim do primeiro tempo.

Cerca de 27 mil pessoas participaram do evento deste sábado, número equivalente a 30% da capacidade total do novo Maracanã, de 78.639 pessoas.

A reinauguração do estádio contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff, que chegou ao local depois da 18h, a convite do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também participou do evento de reabertura.

O show começou com apresentações dos cantores Naldo, Martinho da Vila, Neguinho da Beija-Flor e Preta Gil. Antes de a partida começar, foi a vez de os cantores Fernanda Abreu, Eduardo Dusek, Sandra de Sá e Ivan Lins, vestidos com as camisas dos quatro grandes clubes cariocas, Vasco, Botafogo, Flamengo e Fluminense, respectivamente, interpretarem o Hino Nacional.

Além do jogo deste sábado (27), haverá outros dois antes da Copa das Confederações, no dia 15 de junho: uma no próximo dia 15 de maio, com 50% da capacidade do estádio, e outra no dia 2 de junho, quando Brasil e Inglaterra se enfrentam em um amistoso.
.
Inaugurado em 1950, o novo Maracanã passou por intervenções controversas, com a meta de assegurar mais conforto e segurança ao torcedor. O anel da arquibancada avançou em direção ao campo e faz com que o torcedor se sinta mais próximo ao campo, segundo o governo do estado do Rio acabando com "pontos cegos".

A antiga arquibancada ganhou lugares setorizados com as cores amarela, azul e branca, que permitem ao torcedor identificar com mais facilidade sua cadeira. Todas têm 50 centímetro de largura e são retráteis. Há também área de assentos para obesos e para pessoas com dificuldade de locomoção.

O Maracanã ganhou também 360 monitores de TV de 46 polegadas e 64 time displays. Há também mais alto-falantes, bares e banheiros.

Com informações da Agência Brasil