PCdoB reúne AM, AC, RO e RR e define metas para 2014

A seis meses da 13ª edição do Congresso Nacional do PCdoB, Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima se reuniram para traçar metas, discutir o temário e o processo de mobilização do congresso, o Projeto Eleitoral 2014 e fazer um balanço da estruturação partidária.

encontro macrorregional norte 1

A reunião macrorregional aconteceu em Manaus, na Assembleia Legislativa do Amazonas e contou com a participação de dirigentes do partido nesses estados, tais como o presidente do PCdoB/RR, deputado estadual Soldado Sampaio, o deputado Eduardo Farias, do Acre, o secretário de organização de Rondônia, Alder Luiz, Edilon Queiroz, presidente do PCdoB/AM, entre outros.

O vice-presidente do PCdoB/AM e coordenador do evento, Antonio Levino, afirmou que a orientação partidária é que as conferências priorizem o debate político em torno do temário do congresso: ‘Balanço de uma década de governo democrático e uma nova arrancada para o desenvolvimento’. “Precisamos enfrentar o debate de maneira estratégica sobre nossa participação no governo federal. Temos opinião sobre o combate à pobreza, a política econômica, etc.”, disse.

Amazonas
Sobre a disputa ao governo de 2014, Eron Bezerra, dirigente nacional do partido, foi enfático: “Não temos interesse em liderar essa chapa, mas se houver necessidade, vamos disputar”, afirmou. Atualmente, o PCdoB tem uma senadora, um deputado federal licenciado, um deputado estadual, dirige duas prefeituras, tem dois vice-prefeitos e 28 vereadores em todo o Estado, com exceção de Manaus. Para as próximas eleições, o partido tem como meta eleger governador e senador da base aliada do governo federal, um deputado federal e dois deputados estaduais.

Acre
A meta do partido no Acre é eleger três deputados estaduais, um deputado federal e um senador. O PCdoB tem dois prefeitos e cinco vice-prefeitos de cidades importantes do Estado. A afirmação é do deputado estadual Eduardo Farias.

Roraima
Em Roraima, o presidente do PCdoB, soldado Sampaio, disse que o partido terá dificuldade em ajudar a candidatura de reeleição da presidenta Dilma por causa da demarcação da Terra Indígena Raposa-Serra do Sol. Sobre a eleição para governo, o partido deve apoiar candidatura da base aliada e buscar duas vagas para deputado federal e três para estadual.

Rondônia
A direção do PCdoB em Rondônia deve apoiar a reeleição de Confucio Moura para o governo, segundo Alder Luís, secretário de organização. O partido tem como meta eleger um deputado estadual e um deputado federal.