Organismo de integração caribenho se reúne no Haiti

Chefes de Estado e de governo se reúnem nesta sexta-feira (26) em Porto Príncipe, capital do Haiti, na 5ª Cúpula da Associação de Estados do Caribe (AEC) para reforçar a cooperação regional e reformar o organismo.

Caribe

Deverão participar os presidentes da Colômbia, Juan Manuel Santos; da Costa Rica, Laura Chinchilla; da República Dominicana, Danilo Medina; da Guatemala, Otto Pérez Molina; de Honduras, Porfirio Lobo; do México, Enrique Peña Nieto, do Panamá, Ricardo Martinelli. No total, são esperados representantes de 15 países.

Nesta quinta-feira (25), os ministros de Relações Exteriores da AEC se reuniram para definir a declaração que será firmada pelos mandatários e rechaçaram o bloqueio econômico, comercial e financeiro que os Estados Unidos mantêm contra Cuba.

O chanceler do Haiti, Pierre Richard Casimir, falou sobre a importância de se criar uma região caribenha forte e unida e identificou as ameaças climáticas como um dos maiores entraves para o crescimento dos países caribenhos.

A AEC foi criada em 1994 em Cartagena das Índias com o objetivo de fortalecer a integração regional, criar um espaço econômico comum, preservar o mar que rodeia os países membros e promover o desenvolvimento sustentável da zona.

Com TeleSUR