Turismo internacional cresce mais que na França, Espanha e Itália

 

Flavio Dino
O aumento do fluxo de turistas estrangeiros em viagem para o Brasil foi maior que o de países como a França, Espanha, Turquia, Itália e México, revelam dados do Ministério do Turismo. Flávio Dino, presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), comemorou o resultado: “Muito bom o crescimento do turismo internacional para o Brasil. Números mostram uma tendência clara e firme e novos recordes virão em 2013.”

Os dados divulgados ontem pelo Ministério do Turismo apontam que a entrada de visitantes de outros países no Brasil bateu novo recorde histórico. Com 5,7 milhões de estrangeiros passeando ou frequentando eventos promovidos no Brasil, o país teve um crescimento de 4,5% na entrada de estrangeiros em 2012 em comparação a 2011, superando em 20% o resultado mundial. Segundo a Organização Mundial do Turismo, a média mundial é de 3,8%.

A Embratur é responsável pela divulgação do Brasil em outros países e tem adotado uma série de medidas para incentivar a entrada de turistas estrangeiros nos destinos brasileiros. Uma delas é a divulgação das festas de São João do Nordeste pelo mundo. Para Flávio Dino, esta é uma ação importante para incentivar a vinda de turistas para os estados do Nordeste que, além de atributos naturais, têm como ponto forte as características culturais. São Luís e o Maranhão estão incluídos neste roteiro.

Os bons resultados obtidos com as ações de promoção turística do Brasil no exterior acontecem mesmo antes dos grandes eventos internacionais que o Brasil será sede. Neste momento, o país se prepara para receber a Jornada Mundial da Juventude (2013), Copa das Confederações (2013), Copa do Mundo (2014) e Jogos Olímpicos (2016) e as ações da Embratur preparam o turista para os megaeventos, incentivando a ampliação dos roteiros turísticos visitados pelos estrangeiros.

O trabalho acontece com antecedência para o fortalecimento da imagem do Brasil nos demais países como um destino com um grande leque de opções de atividades e com outros pontos positivos para o turista.

“Este resultado mostra que o governo da presidenta Dilma caminha na direção certa da preparação dos megaeventos, garantindo uma boa imagem do país no exterior, mesmo antes que eles aconteçam”, avalia Flávio Dino. “É isso que temos mostrado para o mundo inteiro em ações e promoções nos eventos realizados com a participação da Embratur.”

Fonte: Redação Vermelho