Seminário debaterá políticas públicas e financiamento da Cultura

O PCdoB no Ceará, a partir do Coletivo Estadual de Cultura, realiza nesta sexta-feira (26/04), na Universidade do Parlamento Cearense, o seminário “Gestão de Política Pública e Financiamento da Cultura”. O objetivo do encontro é iniciar um debate sobre o papel da cultura como vetor do novo projeto nacional de desenvolvimento. Participarão dos debates o senador Inácio Arruda, o vereador Evaldo Lima – ambos do PCdoB – além de personalidades que fomentam a cultura no Ceará.

Podem participar dos debates representantes dos diversos comitês municipais e estadual do Partido, além de gestores públicos, artistas e militantes da cultura. Durante o seminário será construído um documento a ser enviado aos gestores da cultura do Estado e Município.

O Coletivo de Cultura do PCdoB considera que, “no debate político contemporâneo sobre a globalização da economia, fica cada vez mais claro que não se trata apenas de uma nova forma de divisão internacional do trabalho, ou de uma simples ampliação do mundo das trocas comerciais. A globalização é um novo sistema de poder, que exclui e inclui, segundo as conveniências do lucro; que destrói a cultura e cria continuamente novas formas de desejo no setor do consumo. Com isto gera novas formas de dominação, principalmente de ordem cultural. Ao destruir por meio do mercado, os sistemas de controle da economia, os direitos sociais dos trabalhadores e cria-se um novo modo de desenvolvimento”

Programação

9h – Abertura

10h às 12h – Mesa 1: Conjuntura Política e Institucionalização da Cultura
Composição: Nilton Bobato – palestrante; Osvald Barroso, Evaldo Lima (debatedores) e Mileide Flores (mediação)

14h às 16h – Mesa 2: Gestão e Financiamento da Cultura
Composição: Inácio Arruda – palestrante; Rejane Reinaldo, Humberto Cunha (debatedores) e
Gê Silvestre (mediação)

16h às 18h: Construção coletiva do documento a ser enviado aos gestores da cultura estado e município

Palestrantes

Nilton Bobato

Professor, escritor, titular do Conselho Nacional de Cultura 2010/2012 linguagem literatura, titular do Colegiado do Livro, Leitura e Literatura 2010/2012, proponente da Lei do Sistema Municipal de Cultura de Foz do Iguaçu, vereador por Foz do Iguaçu/PR e presidente do PCdoB – PR.

Inácio Arruda

Senador da República, coordenador regional da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura, autor da lei do Bolsa Artista, Lei municipal e estadual – Meia entrada cultural e Aposentadoria repentistas/cordelistas.

Debatedores

Osvald Barroso

Poeta, jornalista, folclorista e teatrólogo. Tem pós-graduação em Gestão Cultural pela ANFIAC/Paris. Foi diretor do Departamento de ativação cultural da SECULT/Ce, do Teatro José de Alencar, do Teatro Boca Rica e do Museu da Imagem e do Som.

Evaldo Lima

Professor, historiador e presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer da Casa Legislativa.

Rejane Reinaldo

Professora, atriz/diretora, gestora da empresa Teatro Boca Rica. Mestre em Sociologia (UFC)e Doutoranda em Teatro (UFBA). Como gestora cultural: Coordenadora de Ação Cultural da SECULT do Ceará onde compôs o comitê gestor do FEC; Secretária de Cultura e Turismo de Sobral; diretora fundadora do Instituto de Arte e Cultura do Ceará(Dragão do Mar); diretora artística do Theatro Jose de Alencar, compondo o comitê gestor do FEC; diretora fundadora do Conselho Cearense dos Direitos da Mulher; diretora fundadora da Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza.

Humberto Cunha

Advogado da União. Professor das disciplinas Teoria dos Direitos Humanos e Direitos Culturais na Universidade de Fortaleza. Autor dos Livros: Direitos Culturais como Direitos Fundamentais e Cultura; Democracia na Consttuição Federal de 1988; Federalismo Cultural e Sistema Nacional de Cultura, 2010, dentre outros.

Serviço

Seminário: Gestão de Política Pública e Financiamento da Cultura

Data: sexta-feira (26/04)
Hora: das 9h às 18h
Local: Universidade do Parlamento Cearense
Realização: Coletivo de Cultura do PCdoB (Av. Desembargador Moreira, 2807 – anexo 2 Edifício deputado José Euclides Ferreira Gomes)
Realização: Coletivo Estadual de Cultura do PCdoB
Apoio: Assembleia Legislativa do Ceará / Cuca da UNE / TV UMLAW

De Fortaleza,
Carolina Campos