Evaldo Lima destaca criação do Sistema de Negociação Permanente

Ocupando a tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza, nesta quarta-feira, 24, o líder do executivo Evaldo Lima (PCdoB) destacou o projeto de lei orgânica n° 156/2013, que cria o Sistema de Negociação Permanente (SINEP) entre o Poder Executivo Municipal e os servidores e empregados públicos de Fortaleza, enviado pelo prefeito Roberto Cláudio (PSB) à Câmara Municipal.

Evaldo enalteceu a iniciativa e afirmou que o projeto representa o compromisso do Governo Municipal de promover a valorização profissional e o desenvolvimento dos servidores e empregados públicos do Município de Fortaleza. Ele ainda destacou que a instituição desse Sistema visa dar efetividade a uma reivindicação antiga dos servidores e empregados públicos de se estabelecer um canal aberto de diálogo e negociação.

“A matéria tem por objetivo discutir e negociar a pauta de reivindicação e interesses dos servidores e empregados públicos municipais, expondo com transparência e responsabilidade, a disposição e a possibilidade de atendimento das demandas apresentadas, bem como, buscar continuamente a melhoria dos serviços prestados à população. A instituição do Sistema figura como instrumento legítimo de diálogo e negociação”, disse o líder do executivo.

São instrumentos do Sistema de Negociação Permanente, dentre outros, a Mesa Central; Mesas Setoriais e as Comissões Temáticas. Essa última, com o objetivo de discutir e estudar questões que exijam conhecimento técnico aprofundado ou que se afigurem de relevante interesse das Mesas Central e Setoriais, visando subsidiar suas atividades.

Ação Trabalhista

Utilizando o tempo no pequeno expediente, o vereador Evaldo Lima (PCdoB) manifestou solidariedade aos trabalhadores do Banco do Nordeste, que há quase 25 anos conquistaram em Acordo Coletivo de Trabalho, uma equiparação no seu Plano de Funções em Comissões ao plano correspondente do Banco do Brasil e que até hoje nunca receberam o que lhe são de direito.

Evaldo afirmou que são mais de 1.600 trabalhadores aguardando o cumprimento da decisão da justiça, e que mesmo o Sindicato tentando um acordo, todos os diretores do Banco do Nordeste que passaram nestes últimos 20 anos, continuam protelando.

“Nesses vinte dois anos de tramitação mais de 100 trabalhadores já faleceram. A pergunta que faço é quando mais aposentados morreram até que a decisão da justiça seja cumprida? Proponho uma audiência sobre o assunto, e vamos convidar o Sindicato, a direção do Banco do Nordeste e os beneficiários dessa ação”, sugeriu Evaldo.

Fonte: Câmara de Fortaleza