Casa de José de Alencar disponibiliza manuscritos digitalizados

A Casa José de Alencar (CJA), espaço cultural da Universidade Federal do Ceará em Messejana, vai disponibilizar, a partir desta quarta-feira, dia 1º de maio, os manuscritos do escritor cearense José de Alencar (1828-1877), em formato digital, para estudos, pesquisas e apreciações.

Com mais essa iniciativa de preservar e divulgar o escritor, segundo o diretor da Casa, Professor João Arruda, a CJA se torna o principal centro de referência em estudos alencarianos, solidificando ainda mais sua missão de preservar e divulgar a obra e a vida do romancista brasileiro.

O acervo é disponibilizado na data de nascimento de José de Alencar. Os manuscritos estão em mais de 6.000 páginas, organizadas em cadernos por tipo de documento. O Prof. João Arruda explica que "neles estão contidos artigos sobre Literatura, Ficção, Crítica, Poesia, Teatro, Política e Direito, um projeto sobre Gramática, correspondências de terceiros e um documento oficial".

O projeto Digitalização dos Manuscritos de José de Alencar, iniciado no final de 2011, teve patrocínio da Petrobras, através da Lei Rouanet do Ministério da Cultura. O projeto também teve o apoio da Administração Superior da Universidade Federal do Ceará, da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura, do Departamento de Literatura da UFC e do Museu Histórico Nacional.

Fonte: Portal da UFC