Curso sobre o Programa Socialista será intensificado na Capital

O PCdoB da Capital de São Paulo irá intensificar a divulgação e curso sobre o programa socialista (CPS). O objetivo é preparar a militância para o debate do 13º Congresso do Partido, que será realizado no segundo semestre.

Secretariado Municipal PCdoB - André Bezerra

Os dirigentes do secretariado municipal receberam a professora Nereide Saviani e Frederico Lopes (o Fred), diretores da escola nacional e estadual de formação, respectivamente, e o secretário estadual de formação André Bezerra para debater a necessidade de um projeto de formação voltado para o conjunto dos militantes do município.

Para o secretário municipal de formação José Carlos Cardoso (o Tisiu) a os desafios da formação deve ser encarado com seriedade e não como um problema isolado na realidade atual é um “importante instrumento e avanço da luta política”.

“É preciso compreender o nosso programa para ter uma intervenção qualificada no 13º congresso, momento fundamental para elaboração coletiva da política do partido”, argumentou Tisiu.

Nereide informou que o curso poderá ser feito também na modalidade à distância, mas se as pessoas puderem fazer de maneira presencial é melhor. “O aprendizado coletivo não pode ser subestimado, a ação de pensar coletivamente continua sendo essencial”.

Para Saviani, o CPS é um instrumento de comunicação e formação e é na Escola Nacional de Formação que esse trabalho é sistematizado, dirigido e orientado.

Segundo André Bezerra, o “empenho agora é para que ampla parcela da militância faça o curso e ajude a divulgar as ideias que o PCdoB tem para desenvolver o país”.

O secretário municipal de formação alerta que o curso sobre o programa não é só para novos filiados, mas para todos os militantes compreenderem ainda mais o programa. Para o comunista, ressaltou, a tarefa é aprender, aprender e aprender sempre.

Ele terminou parafraseando Bertold Brecht:"Desses tempos em que falar de árvores é quase um crime, pois implica em silenciar sobre tantos erros”.

Além de Tisiu, Vandré Fernandes (secretário de organização) e Ana Flávia (secretária de comunicação) ficaram responsáveis pela elaboração do plano de formação do comitê paulistano.

De São Paulo, Ana Flávia Marx