Irã anuncia realização de manobras militares em maio

As forças terrestres iranianas programaram realizar duas manobras militares no centro e no sudeste do país no primeiro semestre de 2013, anunciou nesta terça-feira o chefe dessa força, o general Ahmad Reza-Pourdastan.

As manobras serão realizadas sob o nome Beit-ul-Muqaddas, e se estenderão por uma semana sendo que participarão dele contingentes de artilharia reativa e de campanha, blindados e força aérea, precisou o chefe militar.

Beit-ul-Muqaddas é um dos nomes árabes de Jerusalém, cidade santa para os muçulmanos, da mesma forma que para os cristãos e judeus.

O programa de preparação combativa das forças terrestres iranianas contempla oito manobras no curso deste ano, a segunda das quais terá como teatro de operações o sudeste da República Islâmica, fronteira com o Golfo Pérsico, conforme com as informações do chefe militar.

Em março passado essa força realizou três dias de exercícios, nomeados Khatam el-Anbia, na província de Khuzestan, sudoeste, durante os quais foram testados novos projéteis terra-terra fabricados pelas indústrias militares iranianas e ensaiadas táticas de guerra assimétrica.

O anúncio do general Pourdestan coincidiu com a visita a Israel do secretário de Defesa norte-americano, Chuck Hagel, para formalizar a entrega a esse país da ajuda militar anual de três bilhões de dólares e a venda de equipamentos antimísseis e aéreos ultramodernos.

Durante uma coletiva de imprensa conjunta com seu homólogo israelense, Moshe Yaalon, Hagel assegurou que seu país está comprometido com proporcionar a Tel Aviv os meios e armas para manter a superioridade militar no Oriente Médio.

Prensa Latina