Violência no Maranhão triplica em dois anos

Por Camila Rocha

Tabela Estatísticas Criminais
A violência no Maranhão triplicou nos últimos dois anos. O levantamento feito pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostra que o estado foi um dos que apresentou maior crescimento no índice de violência: entre 2009 e 2011 somando-se a taxa de homicídios e o de latrocínios chegamos a um assustador crescimento de 259,3%.

Os dados compilados pelo Ministério da Justiça juntamente com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontam um grave problema para o estado. Sem uma política pública correta na prevenção e repressão de crimes, o estado emerge em mais um problema social grave.

Nos primeiros três meses de 2013, foram contabilizados 161 homicídios somente na região metropolitana de São Luís. Neste fim de semana, foram 17 assassinatos. Os dados são estarrecedores e expõem uma das chagas atuais do estado, sistematicamente escondida pelos meios de comunicação.

O Maranhão viu crescer, nos últimos dois anos, sua taxa de homicídios de forma desenfreada. O que se percebe pela recorrência dos fatos, seja na quantidade de boletins de ocorrência registrados ou pelo número de casos não desvendados é que houve o crescimento estarrecedor da violência.

Essas fontes de informação atestam que a taxa de homicídios, o dado mais confiável para medir a violência, somente entre 2010 e 2011, apresentou um crescimento de 11,2%. A variação na taxa de latrocínios [mata-se para roubar] foi de 248,1%, a segunda maior variação do país, perdendo apenas para Minas Gerais, que apresentou uma variação de 458,8% no mesmo período.

Fonte: Maranhão Da Gente