OMS: não há provas de transmissão do vírus H7N9 entre humanos

Os trabalhos de prevenção e controle da gripe aviária H7N9 em Xangai foram realizados a tempo, de forma eficaz e profissional. As palavras são de Keiji Fukuda, assistente do secretário-geral da Organização Mundial da Saúde, que participou nesta segunda-feira (22) numa coletiva de imprensa em Xangai.

Fukuda disse que, até ao momento, não há provas de transmissão do vírus H7N9 entre humanos.

De acordo com a OMS, a infecção é proveniente dos mercados onde são vendidas aves vivas, reforçou Keiji Fukuda. No entanto, como os trabalhos de prevenção e controle da gripe aviária ainda estão em andamento, ainda não há a conclusão final sobre a epidemia, referiu Fukuda.

Em resposta, aos jornalistas, Keiji Fukuda disse ainda não foi determinada a produção de uma vacina. Caso seja necessário, a produção demorará entre quatro até seis meses, explicou.

Entretanto, a Comissão Nacional de Saúde e Planejamento Familiar da China, anunciou nesse domingo (21) que até às 16 horas do dia 21, foram registrados no país 102 casos de infecção pelo vírus H7N9, em humanos. Entre as pessoas infetadas, 20 já morreram. Entretanto, 12 pessoas recuperaram e os restantes 70 casos encontram se internados e a receber tratamentos médicos.

Segundo a comissão, entre as 16 horas do dia 20 até à mesma hora do dia 21, foram confirmadas seis novas infecções humanas pelo vírus. Uma na província de Jiangsu, e cinco na província de Zhejiang.

Até o momento, os casos confirmados de H7N9 na China estão isolados, e não há evidências de que o vírus se possa transmitir entre seres-humanos.

Fonte: Rádio Internacional da China