Termina votação no Paraguai; boca de urna dá vitória a colorado

Com uma participação de entre 40% a 50% do eleitorado, o Paraguai foi às urnas neste domingo, em eleições gerais para a escolha do presidente e vice-presidente da República, congressistas e governadores locais. Os centros de votação foram fechados às 16 h 00 mas as pessoas que se encontravam nas filas ainda podiam votar depois desse horário.

As pesquisas de boca de urna indicam vantagem para o empresário multimilionário Horacio Cartes, candidato do Partido Colorado à presidência do Paraguai. Em segundo lugar, está o ex-ministro de Obras Públicas e candidato do governo, Efrain Alegre, do Partido Liberal Radical Autêntico.

O candidato presidencial pelo Partido Colorado, Horacio Cartes, destacou que respetará os resultados das eleições proclamados pela Justiça Eleitoral.

Por sua parte, o presidenciável pela Alianza Paraguay Alegre, Efrain Alegre, disse que “as pessoas é que têm a palavra”, depois de votar na manhã deste domingo.
Segundo os informes da imprensa, a jornada cívica foi tranquila, salvo casos pontuais como problemas para a habilitação das mesas de votação.

Um informe da Missão de Observação Eleitoral da Unasul sobre as eleições no Paraguai registrou a ocorrência de compra de votos e a exclusão da Frente Guasú (de esquerda) da propaganda eleitoral nos meios de comunicação.

Com agências