Paraguaios vão às urnas em eleições gerais neste domingo

Mais de 3,5 milhões de eleitores foram convocados a comparecer às urnas neste domingo (21) para as eleições gerais que escolherão o presidente e o vice-presidente da República e os membros do Parlamento, governadores e deputados ao Parlamento Sul-americano.

Os centros de votação abriram suas portas pouco depois das 6 h 00, hora local e deverão ser fechados em torno das 16 h 00.

Além do presidente e do vice-presidente da República, serão eleitos 45 senadores, 80 deputados, governadores dos 17 departamentos do país, 17 Juntas Departamentais e 18 deputados que representarão o país no Parlamento Sul-americano.

Segundo o Tribunal Superior de Justiça Eleitoral, organizador das eleições, quase um milhão de eleitores votarão pela por primeira vez. Espera-se a reduzir o nível de abstenção, que girava em torno de 40 por cento nas eleições anteriores.

O novo chefe de Estado deve ser eleito entre os 10 candidatos apresentados. O 11º, o senador Lino Oviedo, dirigente do partido Unacé faleceu recentemente em um acidente aéreo e essa organização decidiu apoiar o candidato do Partido Liberal.

As eleições deste domingo culminam uma longa etapa preparatória na qual se destacou o uso de recursos, denunciado inclusive como de origem duvidosa por parte dos partidos tradicionais. Houve também denúncia dos partidos de esquerda de que sofreram limitações para ter acesso aos meios de comunicação.

Outros aspectos que provocaram protestos da esquerda são a limitação do direito de voto aos 21 mil paraguaios, entre os mais de um milhão de residentes no exterior por não terem sido cadastrados no registro eleitoral e a presença de nomes de pessoas mortas nesse cadastro.

Os parlamentares eleitos tomarão posse nomes de julho e o presidente e o vice-presidente em agosto.

Com Prensa Latina