Associação envia a Dilma nomes de possíveis sucessores de Gurgel

A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) encaminhou nesta sexta-feira (19) à presidenta Dilma Rousseff a lista tríplice com candidatos à sucessão do procurador-geral da República, Roberto Gurgel.

A lista é composta pelo subprocurador-geral da República Rodrigo Janot – candidato mais votado nas eleições feitas pela associação no dia 17 de abril – e pelas subprocuradoras-gerais Ela Wiecko e Deborah Duprat.

No ofício, a ANPR afirma que a consulta à classe "vem sendo observada com dignidade e respeito pela Presidência da República nos últimos dez anos" e classifica o processo como "necessário e suficiente".

O ofício também argumenta que apenas a lista da ANPR deve ser considerada no processo de escolha da presidente. Outras associações de carreiras do Ministério Público da União – as associações dos Procuradores do Trabalho, do Ministério Público Militar e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios – organizaram uma eleição paralela com os mesmos candidatos.

Mas a ANPR não respalda essas votações paralelas, e defende que somente os procuradores da República podem participar do processo.

A ANPR informou que, mesmo tendo encaminhado o ofício, tenta agendar uma audiência com Dilma para entregar a lista pessoalmente. O documento é assinado pelo presidente da associação, Alexandre Camanho. O mandato de Gurgel termina em 15 de agosto.

Fonte: Folha de S.Paulo