Prefeitura discute implantação de indústria da cadeia petrolífera

 

Prefeitura de SLZ
A Prefeitura de São Luís contribuirá para o processo de instalação de indústrias ligadas ao setor petrolífero que vão atuar na exploração das bacias de gás e petróleo de Barreirinhas, Pará-Maranhão e Parnaíba (PI/MA). O assunto foi discutido na tarde desta quarta-feira, 17, durante visita de cortesia da diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Magda Chambriard, ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior no Palácio de La Ravardière.

Durante a visita, o prefeito colocou a administração municipal à disposição da ANP para dar apoio a exploração dessa nova frente de riquezas e desenvolvimento que será criada a partir da exploração das bacias existentes no estado. O processo de licitação para a escolha das empresas que serão autorizadas a trabalhar nesses pontos será realizado nos dias 14 e 15 de maio no Rio de Janeiro, durante a 11ª Rodada de Licitações da ANP.

O assessor especial da Prefeitura, Ted Lago, que junto com os secretários Rodrigo Marques (Governo), e Allan Kardec Duailibe (Semed), que foi diretor da ANP, acompanhou a reunião e destacou o trabalho de planejamento que será feito pelo Executivo municipal. "O prefeito colocou as secretarias de forma integrada para dar todo o suporte à ANP e criarmos uma nova fonte de desenvolvimento para a nossa cidade", declarou.

Ted Lago lembrou que os empreendimentos que forem instalados em São Luís vão gerar empregos e arrecadação para o município. "Vamos preparar a cidade para isso, com planejamento urbano e, especialmente, fazendo a capacitação de pessoas para os empregos que vão surgir nessa área", ressaltou. Ele frisou que a capital maranhense terá um papel estratégico no processo de instalação das empresas.

A diretora-geral Magda Chambriard informou que entre as primeiras empresas a se estabelecerem para a exploração de gás ou petróleo são destinadas aos estudos sísmicos e são compostas por cerca de 500 pessoas. "Essas empresas são contratadas pelos vencedores da licitação para analisar a área com mais detalhes do que é feito pela Agência Nacional de Petróleo e detectar o melhor local para perfuração. Existe uma grande cadeia produtiva associada a essa atividade desde a exploração até a produção do gás ou petróleo", explicou.

Na 11ª Rodada de Licitações da ANP, que será realizada no Rio de Janeiro, além das três bacias de gás e petróleo existentes no Maranhão, também serão licitadas outras oito bacias em diversos estados do país. Ao todo serão oferecidos 289 blocos para exploração de petróleo e gás natural, cobrindo uma área de 155,8 mil km².

Fonte: Prefeitura de São Luís