Lula Morais anuncia aprovação do reajuste de 3,52% da energia

No segundo expediente da sessão plenária desta quinta-feira (18/04), o deputado estadual Lula Morais (PCdoB) anunciou o reajuste anual da tarifa de energia praticada pela Coelce, aprovado durante a 13ª reunião pública da diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na última terça-feira (16/04). “A Aneel aprovou o aumento de 3,52% enquanto a proposta encaminhada era de 8,1%”, afirmou.

O parlamentar também ressaltou que participou da reunião com o deputado federal Alexandre Santos (PMDB/RJ), relator da Comissão Mista da Medida Provisória 605/13, que trata da destinação da Conta de Desenvolvimento Energético para custear os descontos nas tarifas de energia elétrica e amplia os recursos do Tesouro para viabilizar a redução. “Na reunião defendemos a aprovação da emenda do senador Inácio Arruda (PCdoB/CE), que impede contratos de compra e venda de energia elétrica, celebrados entre concessionárias de distribuição e empresa geradora”, disse.

Segundo Lula, o aumento da tarifa de energia é devido o contrato entre a Coelce e a Termofortaleza, empresa do mesmo grupo econômico. “A Coelce compra da TermoFortaleza a um preço bem mais elevado que o do mercado e repassa para o consumidor”, pontuou.

Em aparte o deputado Roberto Mesquita (PV) parabenizou o pronunciamento de Lula. “A Coelce mostra lucros exorbitantes nos balanços públicos e ainda pede reajuste. Tudo na Coelce é complicado e difícil”, disse.

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa