Comerciários se solidarizam ao 3º Grito de Alerta Missões 

Agricultores de 70 municípios da região, representando cinco regiões da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no RS (Fetag-RS), participaram do “3º Grito de Alerta Missões Fronteira Noroeste”, nesta sexta-feira (19), em Santo Ângelo. A manifestação dos agricultores é para chamar a atenção da sociedade quanto a questões como a demanda mundial por alimentos e o custo de produção, entre outros temas.

fecosul - Divulgação

As diversas caravanas dos municípios se concentraram primeiramente na Praça Pinheiro Machado onde aconteceu a abertura do encontro e a manifestação de Sindicalistas e deputados. Logo após o ato de abertura, os agricultores saíram em caminhada com paradas de visita e entrega de documentos no Banco do Brasil, Sicredi, agência do INSS, Caixa Econômica Federal e Banrisul.

A Vereadora e Presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí acompanhou a manifestação, representando o Presidente da Fecosul e da CTB/RS, Guiomar Vidor. “É um dos eventos mais significativos e importantes da agricultura familiar e do setor no país, por isso estou presente para trazer o apoio dos comerciários do Rio Grande e da CTB às importantes revindicações que estão na pauta deste movimento. Queremos uma agricultura forte, economicamente viável e melhores condições de vida para as trabalhadoras e trabalhadores da agricultura”, disse Rosane Simon.

O “3º Grito de Alerta Missões Fronteira Noroeste”, é uma espécie de interiorização dos ‘Gritos da Terra’. “Pela terceira vez debatemos pontos de pauta da Região Noroeste, agregando pontos de pauta do nosso movimento sindical do Estado e do país, fazendo uma mobilização com o nosso público de agricultores”, informa Agnaldo Barcelos, 2º Secretário da FETAG-RS e coordenador do macro regional Missões Fronteira Noroeste.

Entre os pontos debatidos pelo movimento estão:
– Política de garantia de renda;
– Crédito rural diferenciado para viabilizar a agroecologia e manter o jovem no campo, além de isenção tributária para insumos agrícolas utilizados na produção da cesta básica, pela agricultura familiar, entre outros;
– Assentamento de duas mil famílias no Rio Grande do Sul em 2013/2014, através do Programa de Reforma Agrária e alteração do Programa Nacional de Crédito Fundiário, no que se refere à renda, patrimônio e a lei que trata de restrição de compra de herdeiros;
– Universalizar e garantir a assistência técnica diferenciada e de qualidade para a agricultura familiar;
– Programar o pagamento por serviços ambientais prestados pela agricultura familiar, proporcional à área preservada em cada propriedade, entre outros.

O ‘Grito de Alerta’ ainda trata de temas como convivência com intempéries climáticas, além de programas estaduais e municipais de incentivo à agricultura familiar.

Os agricultores pretendem entregar a pauta aprovada no encontro ao governo do Estado no dia 22/4.

Para o Vermelho,
Adriano Daltro