Acidente de trabalho: Sesa participa da semana de prevenção

A Secretaria da Saúde do Estado é uma das 22 instituições envolvidas na realização da 1ª Semana Cearense de Prevenção de Acidente de Trabalho, que acontecerá de 22 a 26 de abril. A Semana integra o Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Pnpat), articulado no Estado pelo Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE), e foi lançada na última quinta-feira (18/04), na Assembleia Legislativa do Estado.

O Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (NUAST), da Sesa, responsável por realizar atividades de prevenção de acidentes de trabalho junto aos profissionais de saúde e aos portuários, estará na manhã desta segunda-feira, dia 22, no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, para roda de conversa com os profissionais.

No dia 23 de abril, às 9 horas, acontecerá visita, às 9 horas, aos portuários do Pecém. No dia 25 de abril, às 8 horas, será a vez dos trabalhadores do Porto do Mucuripe receberem a visita da equipe de profissionais do grupo de instituições que integram o Pnpat no Ceará, com a participação do NUAST. Uma audiência pública na Assembleia Legislativa, sobre acidentes do trabalho envolvendo máquinas agrícolas como tratores, roçadeiras e colheitadeiras, será realizada no dia 24.

Em 23 de abril haverá uma visita, às 9 horas, aos portuários do Pecém. No dia 25 de abril, às 8 horas, será a vez dos trabalhadores do Porto do Mucuripe receberem a visita da equipe de profissionais do grupo de instituições que integram o Pnpat no Ceará. Na ocasião serão apresentados os resultados da pesquisa “Reestruturação produtiva dos portos e seus impactos na saúde dos trabalhadores: estudo comparativo entre os portos do Mucuripe e do Pecém no Ceará”, realizada pelo Laboratório de Estudos sobre Trabalho (LET), da Universidade de Fortaleza (Unifor).

No dia 26 de abril um ato público será realizado com apoio do Cerest Ceará, unidade da Secretaria da Saúde do Estado, na Praça José de Alencar em memória das vítimas de acidentes de trabalho, das 8 às 16 horas. Desde 2007, com dados atualizados até abril de 2012, o Ceará registrou 7.606 acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Os óbitos em consequência de acidentes de trabalho são crescentes desde 2007 no Estado, segundo o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM). Foram 35 mortes em 2005, 46 em 2006, 39 em 2007, 44 em 2008, 59 em 2009 e 61 em 2010. No Brasil dados oficiais de 2008 a 2010 apontam o registro de 2,3 milhões acidentes de trabalho. Como consequência, 8.089 trabalhadores morreram, cerca de uma morte por acidente de trabalho a cada 3,5 horas. Do total de acidentados, 41.798 trabalhadores ficaram permanentemente incapacitados para o trabalho. A amputação de dedos, mãos e braços lideram os quadros de incapacidade.

O Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Pnpat) – Programa Trabalho Seguro é uma iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, em parceria com diversas instituições públicas e privadas, visando à formulação e execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.

Fonte: Sesa