China instala telescópio avançado no Tibete

Um telescópio avançado começará a operar experimentalmente na Região Autônoma do Tibete, no sudoeste da China, no final deste ano, tornando possível a observação profissional no "teto do mundo", informou nesta quinta-feira (18) uma cientista à Xinhua.

O telescópio Kosma, um instrumento de onda do submilímetro com calibre de três metros, é parte do Observatório Astronômico Yangbajain na vila de Yangbajain nos subúrbios da capital tibetana de Lhasa. O telescópio está sendo testado atualmente.

"É o primeiro telescópio de onda do submilímetro da China que pode fazer a observação astronômica regular e o primeiro telescópio profissional do Tibete", disse Wang Junjie, pesquisador do Observatório Astronômico Nacional da China, subordinado à Academia Chinesa de Ciências.

Este também é o telescópio de onda do submilímetro mais alto na Hemisfério Norte, segundo Wang, que também é líder do projeto de telescópio conduzido conjuntamente por cientistas chineses e alemãos.

O projeto, iniciado em 2009, dedica-se à pesquisa conjunta entre alguns institutos chineses e a Universidade de Cologne da Alemanha. O projeto registrou a desmontagem do telescópio KOSMA nos Alpes, Suíça, em 2009 e a transferência ao atual local para uma altitude de 4.300 metros, um dos melhores locais para observar raios cósmicos no mundo.

Wang afirmou que a excelente transparência atmosférica também contribuiu para a observação.

Fonte: Rádio Internacional da China