Novo terremoto sacode o Irã; tremor de magnitude 5,7

Um novo terremoto, agora de magnitude 5,7 segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), sacudiu o Irã nesta quarta-feria (17). A cidade atingida foi Saravan, no sudeste do país, mesmo local do forte tremor de terça (16).

O tremor ocorreu às 7h45 (local) e afetou a província de Sistán Baluchistan, situada próxima à fronteira com o Paquistão. Não há ainda informações sobre danos ou vítimas.

Nesta terça (16), forte terremoto atingiu o sudeste do país e deixou 34 mortos no vizinho Paquistão. O tremor danificou mais de 1.000 casas precárias na cidade de Mashkail, na remota província do Baluchistão.

Agências internacionais de notícias informaram que o terremoto matou uma pessoa e feriu outras 27 no Irã, mas as autoridades locais ainda não confirmaram o saldo.

A cidade de Saravan sofreu fortes danos, segundo a agência Sars. A transmissão de energia e os sistemas de comunicação caíram na província do Sistão-Baluchistão, segundo a TV estatal.

O tremor de magnitude 7,8 ocorreu próximo à fronteira com o Paquistão, às 15h44 locais (7h44 de Brasília), a uma profundidade de 15 km, e a 86 km da cidade de Khash, em uma área de montanhas e deserto.

Golfo Pérsico e Índia

O abalo também foi sentido no Golfo Pérsico e em Nova Déli. onde prédios altos tremeram, fazendo as pessoas correrem para as ruas. Moradores também deixaram edifícios no Qatar e em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Os sismólogos iranianos mediram o tremor como de magnitude 7,5.

Cinco equipes de resgate foram enviadas para as cidades de Saravan e Khash para avaliar os danos, informou o diretor do Crescente Vermelho iraniano, Mahmud Mozafar, citado pela agência Isna.

37 mortos semana passada

Um outro terremoto, de magnitude 6,3, atingiu o Irã perto da única usina nuclear do país no dia 9 de abril, matando 37 pessoas e deixando 850 feridos, ao destruir casas e devastar dois vilarejos.
A maioria da instalações de atividade nuclear do Irã está localizada na região central ou no oeste do país, incluindo a usina nuclear de Bushehr, que fica na costa do Golfo.

A empresa responsável pela construção da usina afirmou que o complexo não foi danificado pelo tremor desta terça.

Fonte: G1