Centrais sindicais protestam na sede do BC contra alta dos juros

A frente da sede regional do Banco Central (BC), na Av. Anita Garibaldi, em Salvador, foi ocupada por representantes de três centrais sindicais, na manhã desta quarta-feira (17/4), em protesto contra a possível retomada da alta dos juros no país. A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – Seção Bahia (CTB-BA), a Força Sindical e Nova Central participaram do protesto conjunto, que ocorre durante todo o dia, em várias cidades brasileiras.

Segundo a CTB-BA, o objetivo do movimento é pressionar a presidenta Dilma Rousseff a impedir que o Comitê de Política Monetária (Copom) eleve a taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia). O comitê se reúne nesta quarta-feira e dá sinais de que a elevação aconteça.

As Centrais defendem que o combate à inflação não pode ser feito por meio da elevação da taxa de juros, sob o risco de gerar desemprego e frear o desenvolvimento do país. Para Adilson Araújo, presidente da CTB-BA, a alta da taxa Selic “representará um banho de água fria na geração de empregos e a inflação não deve servir de pretexto para fortalecer o interesse do capital especulativo”.

A taxa básica de juros – Selic, usada pelo BC para controlar a inflação, é de 7,25%, considerada a menor da história, o que, segundo os sindicatos, impulsionou investimentos e gerou empregos. Para os dirigentes sindicais, a alta nos preços dos alimentos, como tomate, farinha e feijão, por exemplo, é um efeito da seca e não pode servir de pretexto para beneficiar bancos e instituições financeiras.

De Salvador,
Erikson Walla
*Com Ascom/ CTB-BA