Vanessa Grazziotin rejeita alta de juros para combater inflação

Em pronunciamento nesta terça-feira (16), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) disse que a elevação da taxa básica de juros (Selic) não é o único remédio para combater a inflação. A parlamentar observou que a maior parte dos veículos de comunicação tem dado como certo um aumento de 0,5% na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que se encerra nesta quarta-feira (17). Atualmente a taxa está em 7,25% ao ano.

“Muitos tentam a qualquer preço voltar aos tempos das vacas gordíssimas de uns, mas a sociedade e o governo não devem ceder à pressão de uma lógica que não cabe mais”, disse a senadora, citando artigo do economista Murilo de Aragão, contrário ao aumento dos juros, publicado no portal Brasil Econômico.

Segundo Vanessa, os mais prejudicados com a elevação da Selic serão os trabalhadores e o setor produtivo. “Quando nós temos taxas elevadas de juros, o que vemos é setores migrando da produção para o rentismo. Sem produzir nada, ganham muito. É dinheiro que gera mais dinheiro, que gera mais dinheiro, que gera mais dinheiro para quem já tem muito dinheiro”, disse a parlamentar.

Em sua fala, Vanessa Grazziotin também cumprimentou o recém-eleito presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, que derrotou Henrique Capriles no pleito realizado no último domingo. “Foi uma eleição disputadíssima, mas que um dos lados ganhou, e Maduro é o novo presidente da Venezuela, cuja eleição foi reconhecida já por quase todos os países da América Latina”, disse a senadora.

Da Redação em Brasília
Com Agência Senado