BA: Acordo entre governo e fundo internacional fortalece a saúde

O Acordo de Cooperação Técnica entre o Governo da Bahia e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) foi renovado, nesta segunda-feira (15/4), com a presença do governador Jaques Wagner e do representante do UNFPA no Brasil, Harold Robinson. O secretário Estadual para Assuntos da Copa (Secopa), Ney Campello, também participou da cerimônia.

Para Wagner, a renovação do acordo irá fortalecer o direito à saúde, sobretudo, à saúde sexual e reprodutiva, à educação em sexualidade e em direitos humanos, com uma perspectiva de gênero e raça, justiça, segurança e capacitação de servidores do Estado.

Harold Robinson também destacou que o Acordo de Cooperação, já firmado há cinco anos, permitirá aprofundar e ampliar as ações com o governo baiano, melhorando as condições de vida na educação, no social e na cultura da Bahia.

Dentre os principais objetivos do acordo estão o de promover desenvolvimento sustentável e equitativo da sociedade baiana; o reconhecimento, proteção, promoção e efetivação dos Direitos Humanos; a promoção de igualdade de oportunidades para as mulheres e meninas; o fortalecimento e a consolidação das políticas públicas para a juventude; e a produção e uso de dados sociodemográficos para tomada de decisão e redução de perversidades.

A cooperação do governo baiano com o UNFPA foi estabelecida em 2008 e ampliada em 2010. No ano de 2012, a Secopa propôs estreitar relações e desenvolver ações que incluíssem e protegessem as parcelas mais vulneráveis da sociedade durante os megaeventos esportivos que serão realizados na Bahia: a Copa das Confederações 2013 e a Copa do Mundo 2014. Com a renovação, a Secopa passa a integrar o Acordo de Cooperação.

A representante da UNFPA, Fernanda Lopes, ressaltou qual será o objetivo com a inclusão da Secopa no acordo. “Nossa ação terá foco na construção de legados sociais, com a execução de ações de formação, voltadas para jovens e adolescentes, na construção de habilidades para a vida. Trabalharemos com temas como direitos humanos, enfrentamento à violência, cultura da paz, educação em sexualidade, dentre outros”.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Secopa