Pequim reforçará prevenção e controle da epidemia H7N9

O Departamento de Saúde de Pequim, capital da China, anunciou na madrugada desta segunda-feira (15) que existem suspeitas de infenção de uma criança de quatro anos pelo vírus H7N9.

Segundo o órgão, mesmo sem apresentar sintomas, a criança está recebendo observação médica no Hospital de Ditan. Foi o primeiro caso de portador de vírus desde a confirmação do primeiro caso de infecção de H7N9 em Pequim, no dia 13 de abril.

O Departamento de Saúde da cidade realizou ontem às 20 horas uma coletiva de imprensa, divulgando que a criança de sete anos encontra se num estado estável e que apresenta melhorias.

O vice-diretor do órgão, Zhong Dongbo, lembrou que até as 15 horas deste domingo (14), um caso de infecção por gripe aviária (H7N9) foi confirmado. As duas pessoas que tiveram contato íntimo com a infectada não apresentaram nenhuns sintomas clínicos, e estão sob observação médica.

O governo de Pequim iniciou a observação de mais de 539 mil pessoas que enfrentam alto risco de infecção. 13 casos de infecção foram excluídos e um foi confirmado.

Falando sobre a criança infectada, o diretor do Centro de Tratamento dos Pacientes em estado grave do Hospital de Ditan, Liu Jingyuan, ressaltou que ela está se recuperando.

"Os sintomas respiratórios da criança infectada têm remissão completa e a situação de índice hematológica e condição física dela melhoraram bastante."

O vice-diretor do Hospital de Ditan, Cheng Jun, indicou que o hospital está se esforçando para salvar a criança infectada. A temperatura corporal dela caiu para um nível normal por mais de 48 horas e o hospital vai reforçar os testes e observações entre os próximos sete e dez dias. A equipa médica está otimista.

"De acordo com situação atual, ela está num estado estável. A agudeza desta doença dura normalmente entre sete e dez dias. A criança recuperou bem e nós prescisamos fazer mais trabalhos para estabilizar a situação. "

O vice-diretor do Departamento de Saúde de Pequim, Zhong Dongbo, ressaltou que a recuperação da criança infectada demonstra que o vírus de H7N9 é controlável.

"As medidas tomadas são eficazes. Por isso, eu posso dizer que este vírus não é terrível. Além disso, a evolução da doença e seu tratamento também revelam que a doença pode ser controlada. Então, os cidadãos devem ter confiança na ciência e tratar racionalmente a epidemia."

Sobre os trabalhos de prevenção e controle de H7N9 no futuro, Zhong Dongbo acrescentou que o Departamento de Saúde de Pequim vai tomar mais medidas e já enviou as demandas para instituições médicas da cidade para reforçar a prevenção do vírus.

Fonte: Rádio Internacional da China