Paquistão denuncia na ONU outro ataque de drones dos EUA

O Paquistão denunciou nesta segunda-feira (15) um novo ataque de aviões teleguiados (drones) dos Estados Unidos no seu território e exigiu que Washington cesse esses atos unilaterais que violam a soberania e a integridade territorial.

O repudio de Islamabad está expresso em uma declaração emitida por seu ministério de Relações Exteriores e divulgada nesta segunda na sede das Nações Unidas em Nova York.

O texto condena a nova operação realizada ontem por aeronaves norte-americanas na região do Waziristão, norte do país, e assinala que se trata de um ato que contraria a lei internacional e atenta contra a estabilidade do Paquistão.

Além disso, a aberta rejeição do governo paquistanês denuncia o uso de drones estadunidenses em violação de sua integridade territorial e soberania e como um perigoso precedente para as relações entre os estados.

"O governo de Paquistão chama os Estados Unidos a cessarem esses ataques, sobre a base do respeito mútuo e o estabelecido das normas internacionais", conclui a declaração oficial paquistanesa.

Na semana passada, as autoridades do país asiático negaram a existência de um suposto acordo secreto com Washington para permitir o emprego de aviões não tripulados da Agência Central de Inteligência contra as regiões tribais.

Em outra nota pública, a chancelaria afirmou que se trata de uma versão sem fundamento que faz parte de uma campanha de propaganda para criar confusão sobre a clara posição da nação sul-asiática sobre o assunto.

Dados de Islamabad em poder da ONU contabilizam 2.200 mortos e ao menos 600 feridos nesse país desde 2004 por causa de 330 ataques realizados por esses aviões estadunidenses.

Fonte: Prensa Latina