Novos governos, por Flávio Dino

 

O hábito da transparência nas metas e ações das administrações públicas é condição fundamental para o controle social dos governos eleitos pelo povo. Completados os 100 primeiros dias de governo dos prefeitos eleitos e reeleitos por todo o Brasil, é possível ter a percepção inicial do ritmo de trabalho imposto por cada novo gestor.

Um novo modelo administrativo está sendo implantado em São Luís, a partir da concepção de transparência e eficiência no exercício do poder público que o prefeito Edivaldo Holanda Júnior defende. Com metas claras estabelecidas ainda no primeiro mês à frente da administração municipal, Edivaldo deu início ao cumprimento de compromissos com objetivos concretos.

Ao estabelecer relações claras e transparentes para cada um dos setores da administração pública e, dentro do prazo estipulado, prestar contas à população utilizando meios de comunicação e do site da Prefeitura de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior inaugura um novo marco para o estado.

O restabelecimento do atendimento de saúde pública na capital, a volta às aulas no calendário escolar correto, o início da implantação das escolas de tempo integral, o aumento do Serviço Ambulatorial Móvel de Urgência (Samu), o início da operação tapa-buracos, a concessão de 200 títulos de propriedade para moradores do Coroadinho são algumas marcas deixadas nos primeiros três meses de mudança no modelo administrativo da capital.

Exemplos como o de São Luís se espalham pelo estado, a exemplo de governos que romperam com o modelo da tradicional política maranhense e estabeleceram como prioridade a prestação do serviço público.

Em recente visita a Barreirinhas, percebi o empenho do prefeito Leo Costa em melhorar a educação municipal na cidade. A meta é erradicar as escolas de taipa do município e oferecer às crianças de Barreirinhas o local adequado para ensino e aprendizado.

Em Matões, participei da inauguração de outro grande avanço na educação: a prefeita Suely Pereira, reeleita com 72% dos votos da cidade, inaugurou escolas e ginásios esportivos.

Em Caxias, também participei de inaugurações e presenciei o protagonismo do prefeito Leo Coutinho no incentivo à promoção do esporte como política pública municipal, inclusive realizando um grande Fórum Intermunicipal com a presença de mais de 70 cidades e de representantes do Ministério do Esporte.

Na cidade de São Mateus, o início do resgate do projeto Salangô – abandonado pelo governo do estado – demonstra novo vigor no investimento em agricultura no estado. O prefeito Miltinho Aragão mostra disposição em liderar um momento novo para as famílias participantes do projeto.

São apenas alguns exemplos dos quais participei diretamente, mas tenho acompanhado iniciativas boas em dezenas de cidades, onde governos novos têm aplicado corretamente os recursos públicos, priorizando as necessidades reais da população. Irei relatar aqui, em outros artigos, todas as conquistas desses governos municipais, na medida em que for delas participando.

O fato é que novas prefeituras capazes de apresentar soluções para os problemas municipais, compartilhando experiências com a população, estão espalhadas por todo o Maranhão. Elas demarcam o início de um novo momento para o estado: um momento de mudança de práticas políticas, deixando de lado perseguições, medo e utilização do poder público em benefício próprio.

Flávio Dino, 43 anos, é presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), foi deputado federal e juiz federal