Luta e debate dão o tom da jornada de abril em Pernambuco

Junto às ocupações de latifúndio e outras ações de luta direta pela Reforma Agrária, em torno da Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária no mês de abril, o MST também realiza debates sobre a importância da Reforma Agrária para o conjunto da sociedade na capital pernambucana, em Recife.

Do dia 15 ao dia 17 desse mês, serão realizadas exibições de filmes, debates, feira de produtos orgânicos dos assentamentos e apresentações musicais gratuitas em apoio ao MST e à Reforma Agraria, em vários locais da cidade.

“Costumamos dizer que a luta pela Reforma Agrária se dá no campo, mas ela é ganha na cidade. Claro que o processo de luta direta contra o latifúndio e o agronegócio se dá no campo, onde as contradições entre camponeses Sem Terra e latifúndio/agronegócio estão postas. Mas se o conjunto da sociedade não entender a importância da Reforma Agrária dentro de um projeto desenvolvimento do país, dificilmente conseguiremos fazer a Reforma Agrária sozinhos", disse Cássia Bechara, do Setor de Comunicação e Cultura do MST em Pernambuco.

Nesse sentido, Cássia aponta que o objetivo dessas ações serve para fomentar o debate em torno dessa questão na capital. "Temos que aproveitarmos esse momento em que estamos em luta para também fazer o debate da reforma agrária com o conjunto da sociedade, dando maior visibilidade às lutas e tentando romper o cerco de silêncio que a mídia vem nos impondo no estado”, afirma.

Programação

DIA 15/04 – segunda, às 19h – Cinema São Luiz

Filme “Eles Voltam”, com apresentação do diretor Marcelo Lordello

DIA 16/04 – terça, às 19h – Teatro Arraial

Filme “O Veneno está na Mesa” Debate com João Pedro Stédile

DIA 17/04 – quarta, das 11 às 14 horas- Casa da Cultura

Feira de Produtos Orgânicos da Reforma Agrária

Apresentações musicais em apoio ao MST e à reforma Agraria:

– Talis Ribeiro

– Edilson Ferreira e Antônio Lisboa

– Adriana e Nelson

DIA 17/04 – quarta às 19h – Teatro Arraial

Filmes “Raiz Forte” e “Vidas Cheias”

Fonte: Página do MST