100 dias de Edivaldo Holanda Jr: A mudança começou

O Comitê Municipal do PCdoB de São Luis, Maranhão, realizou um balanço da atuação do prefeito da cidade, Edivaldo Holanda Júnior – que em nota, divulga suas ações nos 100 dias de mandato. Segue abaixo:

Edivaldo Jr. em 90 dias de gestão

O Comitê Municipal do PCdoB São Luís, em face do marco de 100 dias do governo Edivaldo Holanda Júnior, vem perante a população de São Luís manifestar o seguinte posicionamento:

1. Em apenas 100 dias o prefeito Edivaldo Holanda Júnior imprimiu uma marca nova e e eficaz de governança: com participação, transparência, diálogo e planejamento com metas concretas e resultados alcançáveis. O pouco tempo foi suficiente para demonstrar na prática um jeito novo de governar.

2. O caos encontrado em São Luis em praticamente todas as áreas foi e está sendo enfrentado desde o primeiro dia de governo com muita determinação. Os serviços públicos, desorganizados e deteriorados, foram reestabelecidos e normalizados, alcançando melhorias significativas a cada dia;

3. Edivaldo Holanda Júnior regularizou o pagamento dos servidores, que foram caloteados pelo governo anterior; recolocou em funcionamento o SAMU, que estava com apenas 2 ambulâncias e agora está com 17; os Socorrões 1 e 2 tiveram melhorias significativas; o ano letivo da rede municipal foi normalizado; as 3 primeiras escolas em tempo integral começaram a funcionar; os professores tiveram assegurado o direito a 1/3 de hora atividade; a limpeza urbana foi melhorada em toda a cidade; os conselhos tutelares receberam novos veículos; houve ação preventiva nas áreas de risco e atendimento imediato às vítimas dos acidentes provocados pelas chuvas; as ruas, esburacadas, estão sendo recuperadas com tapa-buracos; foi iniciado programa de regularização fundiária com o benefício a 200 famílias; os eventos culturais, como carnaval e Via Sacra, foram garantidos e apoiados; enfm, por toda a parte há a presença do governo enfrentando os problemas e encaminhando soluções.

4. Ao mesmo tempo em que enfrenta o caos herdado, o governo municipal prepara o futuro, saneando a situação administrativa e financeira, formulando projetos e preparando um plano de investimentos ousado que mudará a face de nossa cidade. Foi feito o recadastramento dos servidores municipais, realizados estudos para reorganização administrativa, está em execução um plano com metas e resultados para 120 dias e em conclusão o plano de investimento. Gestão realizada, portanto, com critérios de competência, metas claras e resultados palpáveis.

5. Destaque-se ainda a atitude democrática do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, que desde o primeiro dia dialoga com todos os setores da sociedade, a começar dos servidores públicos municipais através de suas associações e sindicatos. Dialoga também com a comunidade, indo aos bairros, ouvindo a cidade; com os empresários; lideranças políticas, enfim, faz da gestão um exercício cotidiano de democracia e respeito à cidadania.

6. A disposição demonstrada pelo prefeito nestes 100 dias aponta um futuro promissor para a nossa cidade. O que até foi realizado, dentro das condições existentes e das enormes limitações, ainda é muito pouco para o que a cidade precisa. Mas a avaliação dos 100 dias nos dá a certeza de que, com a participação da sociedade, as propostas apresentadas na campanha serão implementadas, abrindo uma página nova na história de nossa São Luís.

7. Projetos importantes para a cidade estão sendo resgatados, formulados e em breve serão implementados. São exemplos disso as 10 novas escolas, as 26 creches e 39 quadras poli-esportivas, o programa de recuperação da bacia do Bacanga, os elevados, corredor de transportes, novo hospital de urgência e emergência, entre outros.

8. Há 4 anos, o PCdoB se manifestou contra a inércia da gestão passados 100 dias; agora, o PCdoB São Luís utiliza os mesmos critérios de avaliação utilizados à época para saudar o momento novo em que ação e dinamismo fazem destes 100 dias momentos importantes de começar a mudar a situação de São Luís.

9. O PCdoB aproveita para chamar a atenção da sociedade para os que, de forma irresponsável, tentam a todo instante desacreditar o novo governo. Ao se manifestarem de forma raivosa e intolerante contra um governo que apenas começa e o faz com muito trabalho, estas forças minoritárias se voltam contra toda a cidade que quer ver a Prefeitura funcionando bem;

10. É hora de avançar. O PCdoB está ao lado do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, do PSB, PTC, PDT, PT; dos movimentos sociais; da juventude; dos intelectuais; dos trabalhadores; de todos, enfim, que querem firmar um grande pacto por São Luis, capaz de melhorar as condições de vida de nosso povo e fazer de nossa cidade um lugar cada vez melhor.

São Luís, em 10 de abril de 2013

Comitê Municipal do Partido Comunista do Brasil – São Luís