Produção e exportação de petróleo da Bolívia é tema de congresso 

A Bolívia realizará em maio a terceira edição do Congresso Internacional de Gás e Petróleo, para o intercâmbio com experiências estrangeiras e para expor seus resultados a partir da nacionalização e exploração de hidrocarbonetos, informou nesta sexta-feira (12) uma fonte oficial. 

Nacionalização petróleo Bolívia - AP

O presidente da companhia estatal Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos, Carlos Villega, anunciou que o evento aprofundará este ano a discussão de experiências entre profissionais e permitirá ao país apresentar sucessos concretos no setor.

Villega explicou que, como já é usual, o encontro será realizado na cidade oriental de Santa Cruz de la Sierra, e está previsto o comparecimento de relevantes empresas internacionais, como as brasileiras Petrobras e Braskem; a venezuelana PDVSA; Samsung, da Coreia do Sul; Tecnimont, da Itália e Técnicas Reunidas, da Espanha.

"O presidente Evo Moralres participará na inauguração do congresso e, no encerramento, o vice-presidente Álvaro García. Um dos aspectos que vai diferenciar este dos anteriores congressos é que a nossa companhia está capacitada para explicar resultados concretos", afirmou.

A Bolívia iniciou um processo de nacionalização do setor dos hidrocarbonetos em 2006 e atualmente sua produção de petróleo ascende a 58.753 barris por dia, enquanto as suas reservas provadas de gás natural se estimam em 11,2 trilhões pés cúbicos (aproximadamente 317,15 bilhões de metros cúbicos).

Na última segunda-feira (8), a empresa boliviana anunciou que o governo destinará mais de 8 bilhões de dólares até 2016 para o investimento, exploração de hidrocarbonetos, sete vezes mais do planejado no final de 2011.

Para o vice-ministro do ramo, Álvaro Arnez, a exportação deste recurso representará pouco mais de 50% do total das exportações durante 2013.

Em 2012, a venta do produto à Argentina e ao Brasil, os principais mercados, ascendeu a 5,43 bilhões de dólares, 39,7% a mais em comparação com 2011.

Com Prensa Latina