Derrotar os problemas do MA é a meta dos Diálogos do Maranhão

 

Flávio Dino conversa com movimentos sociais de todo o estado
Enfrentar a miséria e a pobreza no Maranhão são os pontos de partida para o estabelecimento de um novo modelo de governança para o Maranhão. Em reunião com representantes de movimentos sociais de todo o Maranhão, Flávio Dino apontou como metas reverter o quadro social alarmante em que o Maranhão se encontra.

“Não podemos naturalizar a miséria no Maranhão. Isto não é o Maranhão. O nosso estado precisa olhar pra frente e ter esperança,” defendeu Flávio Dino. Ao lado de presidentes de diversos movimentos sociais, sindicais e comunitários, Flávio Dino discutiu problemas como a falta de acesso à saúde nos municípios maranhenses.

No Maranhão, existe menos de um médico para cada mil habitantes. A relação é de 0,71 médicos para cada mil maranhenses. Isso implica em menos atendimentos nos 217 municípios do estado.

Discutir problemas como este é um passo importante para estabelecer novos parâmetros para o Maranhão. “O poder político é um instrumento de transformação, de luta. A legitimidade democrática não se esgota no dia da eleição, ela é construída todos os dias no exercício da boa prática democrática,” defendeu Flávio Dino.

O encontro de movimentos sociais concluiu que não basta a alternância de poder, é essencial que na construção do Maranhão do desenvolvimento, da igualdade e da democracia haja a participação do povo. Foi nesse clima de compromisso que todos decidiram colaborar para o fortalecimento e a construção de estratégias efetivas na busca por esse novo Maranhão.

Para o deputado Rubens Pereira Jr, o encontro dos movimentos sociais é “o melhor choque de realidade do estado, pois a partir dessas discussões, forma-se uma ideia do quadro geral do estado, e pode-se, então, destrinchar quais as demandas e propostas viáveis para as áreas da saúde, segurança, agricultura e educação. Então, todo e qualquer político deveria vir aqui para buscar legitimidade para as próximas batalhas, pois um governo progressista é aquele que tem como marca a participação e a democratização”.

Fonte: Da Redação Vermelho