Audiência pública discutirá extração do tálio em Barreiraa-BA

Está definida a data para realização da audiência pública sobre a exploração do tálio e suas consequências. Por solicitação da deputada Kelly Magalhães (PCdoB-BA) à Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o encontro acontecerá no próximo dia 27, às 8h, no plenário da Câmara de Vereadores de Barreiras, com presença confirmada dos executivos da Itaoeste e o sócio majoritário da empresa, Olacyr de Moraes.

Após participar de reunião convocada pela associação de moradores do Val da Boa Esperança e ouvir as expectativas e os anseios da comunidade, a deputada procurou os executivos da Itaoeste, empresa responsável pela exploração do tálio, e solicitou uma audiência. A reunião aconteceu em São Paulo, no dia 5 de abril, quando Kelly pediu esclarecimentos sobre os impactos ambientais que a região pode sofrer por estar em uma área de grande valor para os barreirenses, o Rio de Ondas.

Segundo a parlamentar, o grupo Itaoeste se comprometeu em participar da audiência para esclarecer à comunidade sobre os investimentos e as ações da empresa em Barreiras. Olacyr de Moraes afirmou fazer questão de participar do encontro e falar ao povo sobre sua trajetória como empresário. A audiência pública em Barreiras contará com participação de empresários, técnicos, representantes do governo, políticos e da sociedade civil.

Tálio

O tálio é um metal altamente tóxico, por isso era usado como produto para matar ratos e insetos. Há indícios de que cause câncer em seres humanos. Atualmente, é utilizado em detectores de radiação infravermelha, radiação gama e em medicina nuclear. É encontrado e obtido a partir do mineral pirita e, também, é obtido como subproduto de minérios de chumbo e zinco.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro,
Com Ascom/gabinete da deputada Kelly Magalhães