Imigrantes nos EUA reivindicam reforma da lei migratória 

Milhares de pessoas procedentes de vários estados, nos EUA, participam nesta quarta-feira (10) de uma grande marcha em Washington a favor de uma reforma da lei migratória, exigência que beneficiaria aproximadamente 11 milhões de pessoas que imigraram sem documentos, residentes no país. 

Durante uma coletiva de imprensa no passado 8 de abril, Kica Matos, ativista do Centro para a Mudança Comunitária, recordou que os participantes no protesto pacífico foram convocados para manifestar-se ante ao Congresso estadunidense e assim pedir aos legisladores que atuem para mudar as atuais leis federais sobre migração.

Neste final de semana, milhares de imigrantes assistiram a atos nas cidades de Nashua (New Hampshire), Nova York, Boston (Massachusetts), Jersey City (Nova Jersey) e Miami (Flórida), como parte da iniciativa Power Up for Citizenship (Empoderar pela Cidadania) que terá sua conclusão nesta quarta em Washington, DC.

Segundo os organizadores, a marcha nacional coincidirá com o sétimo aniversário do grande protesto realizado em mais de 100 cidades do país, onde milhões de pessoas se manifestaram contra uma lei que teria imposto condenações a todos os imigrantes sem documentos regulares.

A reforma migratória integral foi uma promessa de campanha para as eleições presidenciais de 2008, do então senador Barack Obama, que disse que ao chegar a Casa Branca, essa seria uma de suas primeiras medidas.

Nos últimos dias foram revelados avanços no projeto de lei que perfila um grupo bipartidário do Senado, enquanto a Câmara de Representantes expressou que conta com um plano similar.
O chamado Grupo dos Oito, formado por quatro senadores republicanos e quatro democratas, apresentará em breve um plano concreto que ofereça uma via à cidadania para os milhões de residentes sem documentos legais dentro do território dos EUA.

Depois da dilação e incumprimento do seu compromisso, alcançar uma reforma migratória integral constitui uma das prioridades de Obama neste segundo mandato e se prevê que este seja um dos pontos centrais de discussão em ambas as câmaras do Congresso logo após o recesso legislativo da Páscoa e da Semana Santa.

Dados oficiais revelam que desde a chegada ao poder de Obama, em janeiro de 2009, foram deportados mais de 1,5 milhão de imigrantes, e só no ano fiscal de 2012 foram registradas 409.849 deportações.

Com Prensa Latina,
da redação do Vermelho