Dilma condecora fundador de orquestra Simón Bolívar da Venezuela

A presidenta Dilma Rousseff condecorou nesta terça-feira (9) o pianista venezuelano José Antonio de Abreu com o mais alto grau da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul – principal comenda do governo brasileiro. O músico de 73 anos é fundador da Orquestra Sinfônica Simón Bolívar, uma das mais importantes do país.

À noite, a presidente Dilma Rousseff assistiu o concerto da Orquestra Sinfônica, criada há 38 anos pelo pianista José Antonio Abreu.

No fim do espetáculo, a presidente aplaudiu de pé os músicos, regidos pelo maestro Gustavo Dudamel. 

A orquestra executou obras de Igor Stravinsky e Silvestre Revueltas.A presidente ficou no camarote, com a ministra da Cultura, Marta Suplicy, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e o chanceler da Venezuela, Elias Jaua.

Mais cedo, Dilma entregou a comenda da Ordem do Cruzeiro do Sul ao pianista José Antonio Abreu. A Ordem do Cruzeiro do Sul já foi concedida a Rainha Elizabeth II, a Yuri Gagarin, a Alain Prost, a Chiara Lubich e a Dwight Eisenhower.

O governo brasileiro concedeu a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul a personalidades como Alain Prost, Dwight D. Eisenhower, rainha Elizabeth II, Yuri Gagarin, o ex-presidente peruano Alberto Fujimori e Ernesto Che Guevara.

De acordo com o decreto de regulamentação, a comenda é destinada às pessoas físicas ou jurídicas estrangeiras que se tenham tornado dignas do reconhecimento da nação brasileira.

Com agências