Bienal do Livro do Rio comemora 30 anos com homenagem à Alemanha

A 16ª edição da Bienal do Livro Rio de Janeiro que homenageia este ano a Alemanha, confirmou mais duas escritoras estrangeiras para sua programação cultural: Mary Gabriel, autora da biografia Amor e capital: Karl Marx e a história de uma revolução (Zahar), e Cheryl Strayed, do autobiográfico Livre: A jornada de uma mulher em busca do recomeço (Objetiva).

A Bienal do Livro Rio chega à sua 16ª edição em 2013, quando completa 30 anos de celebração e promoção da literatura e cultura no Brasil. O maior evento literário do país vai homenagear a Alemanha. O evento está marcado para acontecer entre os dias 29 de agosto a 8 de setembro.

A Bienal promete promover o intercâmbio cultural entre os dois países e espera receber, no Riocentro, 600 mil visitantes. O objetivo da Fagga | GL exhibitions e do Sindicado Nacional dos Editores de Livros (SNEL), organizadores da Bienal, é oferecer ao público uma programação cultural variada e dinâmica, tendo o livro como astro principal.

“Já estamos trabalhando e preparando uma série de novidades para a próxima edição da Bienal Rio. Iremos ousar mais uma vez, oferecendo aos visitantes novos espaços e uma grade de eventos diversificada, que vão aproximar ainda mais os leitores do universo literário. Aliado ao que a Bienal já tem de consagrado nesses 30 anos, queremos trazer novas experiências ao público”, afirma Tatiana Zaccaro, diretora de negócios da Fagga | GL exhibitions.

A homenagem à Alemanha – país de filósofos como Nietzsche, Kant e Marx – dará o tom à Bienal 2013 por meio de uma série de ações e eventos que, nos mais variados espaços, discutirão a cultura e a realidade deste país. “Ano que vem (2013) será o ano da Alemanha no Brasil e a Bienal do Livro Rio estará inserida nesse momento do país. A Alemanha também homenageará o Brasil durante a Feira do Livro de Frankfurt em 2013, o que demonstra a reciprocidade entre os dois países”, diz Sônia Jardim, presidente do SNEL.

A Biógrafa de Karl Marx, Mary Gabriel já confirmou presença. Em comunicado publicado na última segunda-feira (8), a organização também confirmou a presença de Cheryl Strayed, autora de "Livre: A jornada de uma mulher em busca do recomeço". 

Mary traz ao país "Amor e capital: A saga familiar de Karl Marx e a história de uma revolução", publicado no Brasil pela Zahar. A escritora também já recebeu indicações ao Pullitzer, ao National Book Award e o National Book Critics Circle, que avalia os maiores escritores de todas as partes do mundo.

Outros cinco nomes internacionais já foram confirmados: Emily Giffin, que lançou recentemente Presentes da Vida (Novo Conceito); Allan Percy, de Nietzsche para estressados (Sextante); James C. Hunter, do O monge e o executivo (Sextante); Javier Moro, autor de, entre outros, O sári vermelho (Planeta); e Francine Prose, autora de Anne Frank — A história do diário que comoveu o mundo (Zahar). A XVI Bienal do Livro Rio acontece entre 29 de agosto e 8 de setembro, no Riocentro.

Com agências