Fundação Saramago sofre vandalismo e perdas irreparáveis

Os painéis comemorativos do 90º aniversário do escritor português José Saramago e dos 30 anos de sua obra "Memorial do Convento", situados na fundação do autor em Lisboa, foram destruídos em um ato de vandalismo.

O ataque às telas aconteceu durante a madrugada de domingo (7) e deixou cinco delas "irrecuperáveis", informou nesta terça-feira (9) Sérgio Machado Letria, um dos responsáveis pela fundação.

Nos painéis impressos com textos, situados do lado de fora do edifício, foram feitos buracos de diferentes dimensões e retirados tanto o nome em português do livro (também está traduzido em inglês e espanhol) como a assinatura do escritor.

Além disso, as reproduções das pinturas de José Santa Bárbara sofreram arranhões. Após uma primeira denúncia feita por telefone, a organização apresentará nesta quarta (10) as provas perante a polícia, segundo Letria, que avaliou os painéis em milhares de euros.

As obras, que serão retiradas nos próximos dias, faziam parte de um conjunto maior inaugurado em novembro e se situavam na histórica fachada da Casa dos Bicos, no centro de Lisboa, onde a Fundação Saramago tem sua sede.

Saramago, nascido em 1922 em Azinhaga (Portugal) e morto em 2010 em Lanzarote (Espanha), onde residiu nos últimos anos de sua vida, é o único Nobel de Literatura em língua portuguesa, prêmio que recebeu em 1998.

Fonte: Folha de S.Paulo