Direção estadual do PCdoB-AL se prepara para o 13° Congresso

O Comitê Estadual do PCdoB em Alagoas reuniu-se no sábado (6), na sede da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), em Maceió, para discutir o quadro político, o Partido em Alagoas e sua preparação para o 13° Congresso do PCdoB que será realizado em novembro deste ano.

Alagoas

Com a formação da mesa composta pelo presidente estadual do Partido em Alagoas, Eduardo Bomfim, pelos dois vice-presidentes estaduais, Marcelo Malta e Cláudia Petuba, e pelo secretário de Organização estadual, Sinval Costa, foram iniciados os trabalhos.

Eduardo Bomfim falou sobre o quadro político com base nas discussões que o Partido vem travando tanto a nível nacional como estadual. Destacou a importância da reunião neste processo de preparação para o Congresso assim como em função da batalha eleitoral de 2014 que vem se aproximando. Em sua intervenção Bomfim fez uma análise do quadro internacional, nacional e em Alagoas.

A seguir Cláudia Petuba falou ao Comitê Estadual a respeito dos temas que serão objeto de discussão no 13° Congresso do PCdoB, com base no temário aprovado pelo Comitê Central em sua última reunião, conclamando as direções partidárias, seus quadros e o conjunto da militância a se aprofundarem no estudo e discussão desde já, nesse período que antecede ao Congresso.

Após o debate pelo plenário, Sinval Costa, secretário estadual de Organização do PCdoB/AL, apresentou a Resolução de preparação do 13º Congresso, aprovada pelo Comitê Central em 23 e 24/03, documento organizativo conclamando a militância, os quadros e a direção partidária para uma total mobilização.

Sinval falou ainda dos trabalhos exitosos que vêm sendo desenvolvidos pela Comissão Executiva de Organização e da Comissão Estadual de Organização e de sua última reunião realizada em Arapiraca. Sinval afirmou que o Partido está organizado em quarenta municípios alagoanos e conta hoje com a representação por dezenove vereadores.

No decorrer dos debates a professora Alba Correia falou a respeito do projeto de formação em curso em Alagoas, tendo sido já realizado o curso voltado para a juventude. A seguir serão realizados os cursos em duas grandes regiões. O primeiro em Piranhas, nos próximos dias 12, 13 e 14/04, que alcançará dezoito municípios do Agreste e Sertão, com a participação de 37 camaradas. Depois será realizado em Maceió o curso para as regiões Metropolitana e Norte, abrangendo 12 municípios e 41 participantes.

Segundo Alba Correia esse processo de formação busca colocar o Partido num patamar em que possa dar conta dos desafios que estão colocados.

O Comitê Estadual aprovou ainda a proposição da Comissão Política Estadual e elegeu Alessandro Medeiros para integrar a Comissão Política do PCdoB em Alagoas.

De Maceió,
Selma Villela