China estuda forma para controlar H7N9

O grupo especial para o controle do H7N9 realizou neste domingo (7) a quarta reunião. A equipe considera urgente tentar encontrar e controlar a origem da doença. Além disso, de forma a reduzir o perigo de morte, o tratamento dos casos mais graves deve ser reforçado.

O grupo estuda a criação de um mecanismo de prevenção para enfrentar a epidemia e a colaboração com as autoridades de saúde de outros países e regiões. Sensibilizar a população para o reconhecimento do vírus e evitar que os infectados não recebam tratamento devido aos custos são também prioridades deste grupo.

Até ao momento, foram confirmados na parte continental da China 21 casos de infeção da gripe aviária (H7N9). Das pessoas infectadas, seis acabariam por morrer. As autoridades prosseguem a identificação de pessoas que possam ter estado em contato com as vítimas do H7N9.

O veterinário chinês, Yu Kangzhen, disse que o vírus ataca animais como o galo ou o pombo. No entanto, os animais infectados não apresentam sintomas. Kangzhen explicou que o vírus H7N9, detectado nas aves de um mercado em Xangai, é um novo tipo e registrou-se pela primeira vez na China. Este mesmo vírus foi detectado agora nas pessoas infectadas.

Fonte: Rádio Internacional da China