China instala foro asiático, alertando para ameaças e mudanças

O presidente chinês, Xi Jinping, fez neste domingo (7) um chamamento aos países asiáticos para que mantenham a direção correta, unam-se nestes tempos difíceis para conseguir que o desenvolvimento regional e mundial alcance novas dimensões, a fim de fomentar um destino comum.

Ao inaugurar o Foro de Boao para a Ásia, no balneário de igual nome localizado na província de Hainan, no sul da China, o mandatário disse que "como membros de uma mesma ‘aldeia global’, é necessário fomentar um sentido de comunidade, de destino comum".

Considerado o "Davos asiático", este foro é um organismo não governamental e sem fins lucrativos, fundado em 2001 com a intenção de promover a integração econômica regional e unir mais os países asiáticos em seus objetivos de desenvolvimento.

Em suas palavras centrais na cerimônia transmitida ao vivo pela televisão chinesa, Xi abordou temas de cooperação, paz, desenvolvimento econômico, unidade e panorama atual da economia mundial.

A esse respeito, o líder chinês afirmou que a economia mundial entrou em um período de profundos reajustes e que sua recuperação permanece difícil de alcançar devido a que no setor financeiro aumentam cada vez mais os riscos e protecionismos de várias formas.

Os países ainda enfrentam muitas dificuldades para ajustar estruturas econômicas e os mecanismos globais de governo reclamam melhorias, opinou o presidente chinês, que afirmou que alcançar um desenvolvimento comum para todos os países continua sendo uma árdua batalha.

Apesar disso, considerou que os países cada vez estão mais interconectados e interdependentes e que o caminho da paz, do desenvolvimento e da cooperação, assim como dos benefícios mútuos, se encontra em um bom momento.

Ao referir-se à Ásia, Xi disse que os países desta região devem aumentar sua confiança mútua e o entendimento para assegurar a estabilidade e aprofundar a cooperação.

"A estabilidade na Ásia enfrenta novos desafios quando emergem novos pontos candentes e existem ameaças de segurança tradicionais e não tradicionais", assinalou.

A Ásia necessita, agregou, ampliar seu entendimento comum, chegar a um consenso e enriquecer e aprofundar a cooperação para lograr um equilíbrio entre os interesses de várias partes e a Ásia e assim construir mecanismos que tragam benefícios para todos.

O presidente chinês recordou que existem muitos mecanismos e iniciativas para impulsionar a cooperação nessa região do mundo e muitas ideias para promovê-las são exploradas em várias partes.

"Devemos arar novos terrenos para criar fontes inesgotáveis de poder para estimular o desenvolvimento comum. Nada no mundo permanece constante e como diz um provérbio chinês, um homem sábio muda quando mudam o momento e os acontecimentos", afirmou Xi.
Nesse sentido, o dirigente recomendou abandonar modos arcaicos de pensamento, romper velhos limites que aprisionam o desenvolvimento e libertar todo o potencial do desenvolvimento.

Prensa Latina / Blog da Resistência www.zereinaldo.blog.br