Gripe: China adota medida preventiva e abate 20 mil aves

Mais de 20 mil aves em um mercado da cidade de Xangai, na China, foram abatidas o em medida preventiva contra um surto de gripe aviária no país. 

Nas últimas semanas, a doença causou a morte de seis pessoas. Outras 14 que contraíram o vírus H7N9 foram internadas em estado grave, sendo que seis estão em isolamento.

As pessoas que tiveram contato com as vítimas não apresentaram sintomas nem dificuldades respiratórias, exceto uma que apresentou ligeira febre e também se encontra em quarentena.

As aves sacrificadas eram vendidas vivas no mercado atacadista de Huhai, na zona rural de Xangai, após ter sido detectado o vírus da gripe aviária em uma pomba.

O local também foi desinfetado para evitar o contágio por humanos.

Seis pessoas que tiveram contato com a pomba estão em quarentena.

Até o momento, a Organização Mundial da Saúde (OMS) descarta a possibilidade de uma pandemia. Segundo a organização, a transmissão do H7N9 não acontece entre humanos, mas pelo contato direto com as aves.

Autoridades chinesas afirmam que o vírus permanece sensível ao Tamiflu, remédio usado para o combate à gripe aviária quando a doença está em estágio inicial.

O medicamento é o mesmo indicado aos infectados pelo vírus H1N1, também conhecido como gripe suína, que deixou mais de 500 mortos no Brasil em 2009.

O vírus H7N9, uma mutação do vírus H5N1, foi detectado em aves pela primeira vez no ano passado, no México, o que provocou o sacrifício de milhares de aves.

Segundo a OMS, o H5N1, primeiro vírus da gripe aviária, infectou quase 600 pessoas e matou mais de 300 desde 2003.

Fonte: Folha de S. Paulo