Dilma, Wagner e Aldo inauguram Estádio da Fonte Nova em Salvador

A Arena Fonte Nova, estádio baiano que receberá as copas das Confederações deste ano e do Mundo, em 2014, foi oficialmente reinaugurada na manhã desta sexta-feira (5), depois de ter sido demolida e reconstruída para os megaeventos esportivos. A presidenta Dilma Rousseff esteve presente na cerimônia e deu o pontapé inicial no novo campo.

- Fernando Udo

Participaram da solenidade o governador Jaques Wagner (PT), o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, os secretários estaduais Nilton Vasconcelos (Setre) e Ney Campello (Secopa), entre outras autoridades do estado. Os deputados federais Alice Portugal e Daniel Almeida, ambos do PCdoB-BA, estiveram também na recepção a Dilma.

A presidenta visitou as dependências da arena e parabenizou os baianos pela obra. “Estou muito feliz com o que encontrei aqui. Essa é uma construção única e mostra, sem dúvida, o espírito e a criatividade do povo dessa terra", disse.

A Arena Fonte Nova é o terceiro estádio inaugurado no Brasil para as copas, depois do Castelão, em Fortaleza (CE), e do Mineirão, em Belo Horizonte (MG). Segundo ela, a qualidade dos equipamentos tem ajudado a mudar a imagem do Brasil no que se refere à organização de megaeventos.

“A palavra que melhor define o que senti quando entrei aqui é orgulho. Dá muito orgulho pra mim, como presidenta, olhar pra esse estádio e ver que estamos superando as expectativas. Somos um país conhecido pelo que faz dentro do campo, mas estamos mostrando que também somos bons no que fazemos fora dele”.

Parceiro da reconstrução do equipamento, o ministro Aldo Rebelo reiterou o sucesso da capital baiana com o resultado final. “Salvador é uma cidade movida por desafios e a Fonte Nova está à frente desses desafios”, disse.

Homenagens

Uma flor metálica, feita a partir de materiais aproveitados do que restou da demolição da Fonte Nova, foi entregue a Dilma por uma representante dos trabalhadores e trabalhadoras do estádio, em agradecimento pelos esforços do governo federal para a conclusão das obras. O presente representa a participação das mulheres no trabalho de reconstrução.

Ex-atletas baianos que brilharam na Fonte Nova também foram homenageados na cerimônia. Pelo menos 25 deles foram beneficiados por um programa da Secretaria Estadual da Copa (Secopa) de qualificação profissional, em áreas como receptivo de eventos, meio ambiente e línguas, e receberam os certificados dos cursos.

Anúncios

Dilma aproveitou o evento para anunciar a liberação de R$ 1 bilhão do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para obras de mobilidade urbana em Salvador. Serão construídas as chamadas vias estruturantes, alternativas que pretendem desafogar o trânsito da capital nos dias dos jogos das copas.

O governador Jaques Wagner também anunciou que o impasse sobre a operação do metrô finalmente foi resolvido entre a Prefeitura e o governo do estado. O prefeito ACM resolveu ceder e o estado é o novo administrador do sistema metroviário e ferroviário da cidade.

Wagner afirmou que o governo já estuda fazer a integração entre todos os transportes da cidade. Na próxima segunda-feira (8/4), governador e prefeito voltam a se reunir para discutir detalhes da integração, uma vez que a Prefeitura ainda é responsável pela circulação de ônibus em Salvador.

A Fonte Nova

Inaugurada em 1951, a Fonte Nova foi implodida em 2010 e totalmente reconstruída para sediar os jogos das copas do Mundo e das Confederações. A obra custou R$ 591,7 milhões e tem capacidade para receber até 55 mil pessoas.

Apesar de a inauguração oficial ter sido nesta sexta, a festa de abertura acontece no domingo (7), com uma partida do BA-VI, clássico entre os dois principais clubes locais Bahia e Vitória, pelo Campeonato Baiano 2013. O primeiro jogo também conta com a apresentação de artistas da terra, como Ivete Sangalo, Cláudia Leite, Margareth Menezes e Olodum.

De Salvador, Erikson Walla