China mobilizará recursos para combater epidemia de gripe aviária

As autoridades sanitárias chinesas prometeram nesta sexta-feira (5) mobilizar todos os recursos necessários para combater nacionalmente uma cepa mortal da gripe aviária e proceder com total transparência de informação sobre esse vírus.

Até ontem à noite tinham sido confirmados 14 casos do vírus H7N9 e cinco mortes, a última delas a de um homem de 48 anos que faleceu na quinta-feira em Xangai e que se dedicava ao transporte de aves.

Já foram registrados quatro casos em Jiangsu, seis em Xangai, um em Anhui e três em Zhejiang.

Relatórios publicados hoje pela imprensa local informaram sobre uma reunião entre representantes da Comissão Nacional de Saúde e Planejamento Familiar e da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a infecção do H7N9.

Uma declaração publicada ontem à noite na página de internet da Comissão chinesa, criada recentemente através da união entre o Ministério de Saúde e a Administração de Planejamento Familiar, indicou que a China manterá intercâmbios abertos e transparentes com a OMS, outros países e regiões.

Também afirmou que aumentará a supervisão, serão adotadas as medidas necessárias e todo o sistema nacional de saúde se dedicará a combater o vírus.

Porta-vozes da OMS enfatizam que são poucas as possibilidades de que o H7N9 se converta em epidemia, já que não existe contágio entre humanos.

Desde quarta-feira, as autoridades de saúde exigem de todas suas dependências estabelecer um relatório diário para confirmar casos da doença e emitir uma guia para seu tratamento e prevenção que permita identificar sintomas clínicos na fase latente.

Ainda que as fontes da infecção não estão totalmente claras, os especialistas chineses disseram que, com base em experiências anteriores e recentes estudos epidemiológicos, existe a possibilidade de que o vírus venha das aves, suas secreções ou excrementos.

Servidores públicos do Ministério da Agricultura informaram ontem que o H7N9 foi detectado em testes feitos em pombas recolhidas em um mercado de Xangai.

Essas aves foram analisadas no laboratório de referência nacional, o que confirmou que o tipo de vírus detectado era similar ao achado nos doentes.

Depois desse relatório, as autoridades de Xangai fecharam áreas dos mercados da região dedicadas à venda de aves vivas e começaram a sacrificar as aves para evitar contágio.

A doença se manifesta em sua fase latente em sete dias com sintomas parecidos aos de qualquer resfriado comum com febre acima de 38 graus, tosse e dores de cabeça.

Fonte: Prensa Latina