Campanha “Energia Justa” realiza atividade neste sábado (06)

Neste sábado, 06/04, das 8h às 12h, o deputado estadual Lula Morais (PCdoB) estará promovendo mais uma atividade da campanha por uma tarifa de energia mais justa. A mobilização e distribuição de matérias serão na Praça do Ferreira, em Fortaleza.

Lula Morais (PCdoB) realiza uma campanha pela redução de 20% na tarifa de energia no Ceará. Segundo o parlamentar, os consumidores cearenses estão sendo apenados com valores exorbitantes nas contas “com base em um contrato absurdo entre a Companhia de Energia Elétrica do Estado do Ceará (Coelce) e a Termofortaleza, empresas do mesmo grupo econômico”.

De acordo com Lula Morais, a Termofortaleza não gera energia. “Ela compra no mercado livre, revende à Coelce por um preço superfaturado, e o consumidor é quem paga”. Ele lembra que o Brasil tem uma herança vinda da privatização que penaliza os consumidores.

De acordo com o deputado, o Brasil tem uma das tarifas mais caras do planeta, mesmo tendo o parque de geração hidrelétrica também maior do planeta. No entanto, é o terceiro maior produtor de energia limpa e barata do mundo. “Mas o preço não chega até você”, disse.

A ideia, segundo o deputado Lula Morais, é romper o contrato para se ter redução na tarifa de energia elétrica. "Que a empresa se adeque aos contratos no Brasil como o todo e não jogado nas costas da economia dos cearenses como hoje está", reclamou o parlamentar.

“Energia é um serviço essencial. Conquistamos uma grande vitória, com a redução das tarifas no Brasil, resultado de anos de muita luta. As medidas do Governo Federal são justas e garantem a redução de pelo menos 18% nos valores da conta de energia. No Ceará, temos margem para uma redução ainda maior. Um contrato absurdo entre a Coelce e a Termofortaleza, empresas do mesmo grupo econômico, faz que a tarifa de energia seja superfaturada, causando prejuízo no orçamento das famílias cearenses. Convido você a entrar na campanha por uma tarifa justa de energia. No Ceará, tem que baixar mais!”, afirma Lula Morais.

Fonte: Assessoria do deputado estadual Lula Morais (PCdoB)