Presidenta Dilma inaugura Arena Fonte Nova nesta sexta

Nesta sexta-feira (05/04), a partir das 10h, a presidenta Dilma Rousseff e o governador Jaques Wagner inauguram a Arena Fonte Nova (Complexo Esportivo-Cultural Governador Octávio Mangabeira), em Salvador. A primeira arena multiuso da Bahia sediará jogos da Copa das Confederações 2013, em junho, e da Copa do Mundo, em 2014. O ministro do Esporte, Aldo Rebelo também participa da cerimônia.

Salvador é a terceira cidade-sede a ter o estádio inaugurado, depois de Fortaleza (Arena Castelão) e de Belo Horizonte (Estádio Mineirão). As obras começaram em junho de 2010 e incluíram a demolição do antigo estádio, reconstrução da arena e construção de edifício garagem. O estádio tem capacidade para 50 mil pessoas em assentos cobertos, 90 camarotes, restaurante panorâmico e 2 mil vagas de estacionamento.

O empreendimento é uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo da Bahia e a Fonte Nova Negócios e Participações (FNP), concessionária formada pelas empresas Odebrecht Participações e Investimentos e OAS. Durante os quase três anos da reconstrução da arena, 4 mil trabalhadores foram empregados na obra.

Salvador está recebendo R$ 707 milhões em investimentos, incluindo financiamento e investimento federal e recursos estaduais para obras de infraestrutura associadas à Copa, que possibilitarão melhorias para a população. Além de intervenções no entorno do estádio, o Aeroporto Internacional passa por reforma e adequação do terminal de passageiros, ampliação do pátio de aeronaves e construção de torre de controle. A construção do Terminal Marítimo de Passageiros, estacionamento e urbanização da área portuária também está em andamento.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro,
com agências