Polícia Federal desmonta esquema de extração ilegal de madeira

A Polícia Federal no Maranhão (PF-MA) desarticulou, na madrugada desta quinta-feira (4), um esquema de extração ilegal de madeira feita por grupos empresariais na Reserva Biológica do Gurupi, em Carutapera, (570 quilômetros da capital de São Luís) no oeste do Maranhão. Após a retirada, a madeira era levada para o Pará.

A Operação Dríade, conta com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e mais 90 policiais, que dão cumprimento a 29 mandados de busca e apreensão nas cidades Paragominas, Dom Eliseu, Tomé-Açu e Pacajá, no estado do Pará.

Uma única fiscalização ambiental autuou os envolvidos pela devastação, na reserva biológica, de área equivalente a 2600 campos de futebol. Também foi lavrado auto de infração no valor de R$ 30,96 milhões. Até o momento, as investigações apontam danos da ordem de cerca de R$ 50 milhões.

Esquema

De acordo com a Polícia Federal, a madeira, retirada ilegalmente da reserva ecológica, era levada para áreas em que o grupo possuía autorização para corte e manuseio. Guias de transporte e outros documentos expedidos pelas autoridades ambientais eram utilizados para "esquentar" a origem da madeira, que depois seguia para o exterior.

Com informações da Polícia Federal