Em resposta a Simplício, Padilha discorda de gestão de Roseana

 Deputado de oposição defende prefeitos da sanha de Ricardo e Roseana

Em audiência pública da Comissão de Saúde da Câmara Federal, o deputado federal Simplício Araújo (PPS) interpelou o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha sobre a forma como os recursos federais da saúde enviados ao Maranhão estão sendo alocados. O parlamentar também denunciou a tentativa de golpe contra a Prefeitura de São Luís e pediu ajuda para a capital maranhense.

Simplício Araújo questionou se Alexandre Padilha concordava em saber que dos mais de R$ 100 milhões de reais enviados do governo federal para os municípios do Maranhão referente ao teto financeiro anual da saúde, apenas oito milhões chegaram às Secretarias Municipais de Saúde e hoje a governadora Roseana Sarney e o secretário de Saúde do Estado, Ricardo Murad, além de não repassarem os recursos aos prefeitos ainda tentam tomar boa parte dos recursos da saúde do município de São Luís.

Em resposta o ministro apontou que a culpa maior é da Comissão Inter-gestores Bipartite, comissão de representantes de Secretários Municipais (metade da comissão) e de representantes da Secretaria Estadual de Saúde, que é responsável pela pactuação dos recursos. Padilha disse que de forma alguma concordava com a distribuição dos recursos públicos que são enviados para o Maranhão.

Para o ministro, o correto é que a maior parte dos recursos seja destinada aos municípios.

Simplício apontou que “importantes municípios, como Timon, Bacabal, Pedreiras, Santa Inês, Açailândia, Balsas, Barra do Corda, São Mateus e principalmente São Luís, vivem grave crise e tocam as gestões municipais de saúde completamente ignorados pelo Governo do Estado do Maranhão”.

O deputado também atribuiu à “ingerência” do governo estadual a falta de sucesso em atrair médicos para o Maranhão, uma vez que o estado tem o menor número de médicos por habitante do país.

“O problema da falta de médicos no Maranhão não é apenas salarial, é também falta de condições de trabalho, estrutura hospitalar, segurança na relação trabalhista de trabalhadores com os institutos que privatizaram o recurso público disponível para a saúde no Maranhão”, disse Simplício Araújo.

Fonte: Blog John Cutrim