Del Roio: Como na Argentina, Brasil deve punir seus torturadores

Cerca de três décadas nos separam dos eventos que marcaram o fim do Regime Militar no Brasil, deflagrado em 1964. Ainda assim, a verdade sobre muitos acontecimentos deste período permanece escondida. Esse é ainda o maior desafio da Comissão Nacional da Verdade (CNV).

Joanne Mota, da Rádio Vermelho com agências 

Em declaração a Rádio Unesp, Marcos Del Roio, especialista em Ciências Políticas da Unesp em Marília-SP, enfatizou a relevância da primeira Semana Nacional de Memória e Direitos Humanos e destacou que essa iniciativa fortalecerá, junto à opinião pública, os trabalhos da Comissão da Verdade.
Ouça também na Rádio Vermelho:
José Reinaldo: O Golpe de 64 e o regime facínora no Brasil
Marcelo Toledo: Um povo sem memória é um povo sem história
"Se a sociedade entender e colaborar, a Comissão da Verdade consiguirá cumprir com o seu papel. Ou seja, o Brasil deve seguir exemplo da América Latina e punir seus torturadores", externou o pesquisador.
 
Passeata dos 100 mil contra a Ditadura em 1968, no Rio de Janeiro.

Assim, com o objetivo de colaborar com  a luta pela verdade e com a construção de uma memória pública sobre o que realmente aconteceu durante a repressão militar, está em curso a 'Semana Nacional de Memória e Direitos Humanos'. A iniciativa teve início em 1º de abril e vai até o próximo sábado (6), estão sendo promovidos eventos em diversas cidades do Brasil. Só em São Paulo são mais de 20 atividades, como debates, exibição de filmes, apresentações artísticas e palestras.

Os eventos acontecem em locais que sediam entidades ligadas aos Direitos Humanos, como ONGs e escolas populares, além de universidades e museus.

Programação

São Paulo

1 – Semana Nacional de Memória e Direitos Humanos Sao Paulo – 05 de abril

19:30 -20:50 – SALA T-79 – Prédio Velho, Térreo. PUC-SP
Em torno do golpe de 1964 e da ditadura militar Tema: Os Arquivos da Ditadura em São Paulo – preservação e acesso Mesa: Lauro Ávila Pereira (Dr. Prof. PUC-SP)

21:00 as 22:15 – Tema: O golpe e o regime: análise teórico-política Mesa: Prof. Dr. Lúcio Flávio de Almeida

2 – Um golpe contra o Brasil (exibição do filme e debate) Sao Paulo – 05 de abril

Cursinho da Poli – Unidade Santo Amaro 
Exibição para estudantes do curso pré-vestibular e a comunidade, com realização de debate com professores e diretor do Núcleo de Preservação da Memória Política após a sessão.
Horário: 14 horas. Entrada: Gratuita. Rua Desembargador Bandeira de Mello, 468 (11) 5521-1733 Responsável: Prof. Elias Feitosa

3 – Exposição "Insurreições – expressões plásticas nos presídios políticos de São Paulo – 06 de abril

A exposição apresenta parte da coleção Alípio Freire – Rita Sipahi com trabalhos realizados nos presídios políticos de São Paulo, entre os anos de 1960 e 1970.

Campinas

Semana Municipal 'Memória e Direitos Humanos' – 05 de abril

Primeira Sessão Pública da Comissão Municipal da Verdade, Memória e Justiça – Painel “Memória e Resistência Política”sobre a ação da ditadura em Campinas

Local: Câmaraa Municipal – Primeira Sessão Pública da Comissão Municipal da Verdade e da Justiça – Painel “Memória e Resistência Política”sobre a ação da ditadura em Campinas, com militantes de esquerda como Irineu Simionato, sindicalista cassado, e Roseli Bianco; Tarcísio Sigrist e Manoel Lino de Faria, presos e torturados em Campinas.

Ouça entrevista com especialista da Unesp na Rádio Vermelho: