Prefeitura participa do Dia Mundial de Conscientização do Autismo

 

A Prefeitura de São Luís participou do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado nesta terça-feira (02). A programação foi realizada na Unidade de Educação Básica “Tancredo Neves”, na Cidade Operária.

No local foi promovida uma atividade de mobilização e conscientização acerca do autismo e contou com a participação da comunidade escolar da Unidade de Educação Básica “Tancredo Neves”. A programação do evento incluiu palestra sobre o tema, além da realização de mutirão da equipe interdisciplinar da Secretaria de Educação (Semed) para atendimento de alunos com necessidades educacionais específicas e de familiares. O público atendido no evento recebeu da equipe orientações e encaminhamentos necessários.

Segundo a superintendente da Área de Educação Especial, Dalvina Amorim Ayres, atividades como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo visam a diminuição do preconceito. “Trabalhamos na perspectiva da inclusão social e sabemos que quanto maior o número de atividades informativas sobre o autismo menor será o preconceito social”, destacou.

AUTISMO

O autismo é um transtorno definido por alterações presentes antes dos três anos de idade e que se caracteriza por alterações qualitativas na comunicação, na interação social e no uso da imaginação.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), a síndrome atinge mais de dois milhões de brasileiros e mais da metade ainda está sem diagnóstico. Em crianças, o autismo é mais comum que o câncer, a AIDS e o diabetes.

SOBRE A DATA

Com o objetivo de conscientizar e mobilizar pessoas no mundo inteiro sobre a temática, a ONU criou a data no fim de 2007 e iniciou a campanha em 02 de abril de 2008. Portanto, nesta data, é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Fonte: Prefeitura de São Luís