Flávio Dino (PCdoB) e Fernando Silva (PMDB) arregaçam as mangas.

 

Flávio Dino e Luís Fernando
Empurrado pela estrutura do governo do estado e pela velha política de cabresto e cooptação de prefeitos e vereadores do interior, Luís Fernando intensifica contatos com lideranças dependentes dos cofres públicos estaduais. Ancorado pela estrutura da SINFRA e pelos empréstimos bilionários recém-contratados pela governadora Roseana Sarney (PMDB), o aspirante a candidato ao governo do estado, trabalha há quase dois anos para se fazer conhecido no interior.

Em outra vertente, Flávio Dino retorna às origens de militância popular que marcam a trajetória da esquerda no Maranhão e amplia o diálogo com movimentos mais amplos da sociedade. Dino aposta na inversão da lógica salvacionista baseada na imposição de fórmulas fechadas, para buscar o diálogo. Ao tomar a iniciativa de buscar compor um projeto pautado pela intervenção popular, o presidente da EMBRATUR abre caminho para a mudança de costumes na política.

As estratégias dos pré-candidatos seguem, portanto, linhas opostas, mas coerentes com os vínculos e origens políticas de cada um deles. De um lado, Luís Fernando se ancora na receita do mandonismo. Em outra vertente, Flávio ouve a sociedade.

Em 2014, a escolha dos interlocutores será fundamental para a agenda que pautará os rumos da eleição.

Fonte: Maranhão Da Gente