Wagner fala sobre a seca na Bahia no programa Roda Viva

O governador Jaques Wagner (PT) foi o entrevistado do programa Roda Viva, da TV Cultura (Na Bahia, TVE), que foi ao ar na noite desta segunda-feira (1º). Um dos pontos que nortearam a discussão foi a maior seca das últimas seis décadas enfrentada pela Bahia e pelos outros estados do Nordeste.

Os jornalistas convidados questionaram o governador sobre o porquê um problema tão antigo ainda não ter sido resolvido. Wagner explicou que algumas tecnologias são utilizadas no enfrentamento, mas que “para algumas coisas não há soluções definitivas”.

Segundo ele, as tecnologias são as mesmas utilizadas por Israel e Los Angeles, dois exemplos bem-sucedidos de combate à seca, mas que a realidade da Bahia é diferente.

“Nós bebemos na fonte do saber israelense. Porém, a Bahia é 40 vezes maior que o Israel. O estado tem 570 mil quilômetros quadrados. Mas temos modelos de excelência também. Eu não tenho dúvidas que estamos muito além do que estávamos”, disse.

Wagner também destacou os programas de assistência à população que, segundo ele, têm amenizado o sofrimento dos baianos. O Garantia Safra e o Bolsa Estiagem são alguns dos exemplos citados e que devem ser prorrogados até o mês de julho.

“Estamos tentando distribuir alimentos para os animais. Também temos 40 mil animais para suprir os que foram perdidos, mas não estamos entregando porque não tem alimento no campo”, completou o governador.

Na Bahia, pelo 200 municípios, dentre os 417, já decretaram situação de emergência por conta do período de estiagem.

Novas medidas

Nesta terça-feira (2), a presidenta Dilma Rousseff deve anunciar novas medidas de combate à seca, durante uma reunião com a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que acontece em Fortaleza, no Ceará.

De Salvador,
Erikson Walla